Após a confirmação de 18 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2025, todos ligados à ausência de vacinação, o secretário municipal de Saúde, Antônio Juliano de Barros, alertou a população sobre a importância da vacinação. “A única forma de evitar é a imunização”, disse o secretário.

“Esses dados provam e comprovam a necessidade da imunização”, afirmou o secretário ao informar que as unidades básicas de saúde da cidade estão abastecidas e preparadas para atender a população. “Inclusive um que normalmente não funciona como posto de saúde, que é a Unidade da Ladeira, também está tendo um ponto de vacinação. A semana toda está vacinando”, disse.

A Prefeitura ampliou o número de profissionais capacitados, garantindo estrutura e recursos humanos para imunizar todos os que procurarem as unidades. “As vacinas recomendadas estão disponíveis nos postos de saúde da cidade”, confirmou Antônio Juliano.

Como consequências da não vacinação, frisou o secretário, "a pessoa fica sensível ao vírus, sem a defesa que a vacina proporciona. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas precisam ser protegidas", complementou.

“A vacina está disponível. Temos doses suficientes e postos espalhados por toda a cidade”, disse. "Então, junto com algumas medidas importantes, que é o distanciamento social, a higienização das mãos, nós temos também que vacinar", pontuou o secretário de Saúde.

A Prefeitura de Corumbá segue com medidas preventivas, recomendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, e reforça que a colaboração da população é essencial. “A pessoa não vacinada fica desprotegida. O vírus aproveita a baixa imunidade. Vacinar é um ato de responsabilidade”, concluiu.

Neste sábado, 10 de maio, será realizado um “Dia D” de vacinação, com ações em todos os postos e um ponto de drive-thru no Poliesportivo. A vacinação acontecerá das 08h às 16 horas.

A meta é de 25.650 do grupo de risco (conta o grupo de crianças até 6 anos, gestantes e idosos). Já foram aplicadas 19 mil doses.

Grupos prioritários para vacina contra influenza

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Puérperas
Povos indígenas
Quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde
Professores do ensino básico e superior
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das forças armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
Trabalhadores portuários
Trabalhadores dos Correios
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Dados Corumbá 2025

18 óbitos por SRAG assim discriminados:
07 óbitos por Influenza A H1N1
01 óbito por Influenza A H3
03 óbitos por VSR
03 óbitos por Rinovírus
02 óbitos por COVID-19
02 óbitos SRAG Não Especificada (negativo para todos os VR testados)
**Os óbitos TODOS sem Vacina em 2025.