Em maio de 2012, a Lei Federal 12.625/2012 instituiu o 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. A data é um marco para a reflexão sobre o papel que a atividade turística desempenha no desenvolvimento de um município, estado ou país. O turismo não é apenas uma forma de lazer e entretenimento, mas também um poderoso motor de crescimento econômico e social.
Em Corumbá, a Capital do Pantanal, o Turismo gera empregos, estimula o empreendedorismo, promove a preservação cultural e ambiental, e contribui significativamente para a balança comercial. A atividade turística local representa cerca de 3,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega mais de 1.864 mil pessoas, gerando uma receita de aproximadamente R$ 183.533,50 milhões, segundo dados captados pelo Observatório de Turismo do Pantanal.
O Pantanal de Corumbá é um destino singular no Mato Grosso do Sul e no Brasil, conhecido por sua exuberante biodiversidade, rica cultura e paisagens deslumbrantes. Nestas terras pantaneiras os Viajantes têm a oportunidade de vivenciar e saborear a cultura local através dos circuitos culturais das empresas de Turismo de Experiência e Afroturismo. Atividades ao ar livre e de observação da vida selvagem são ofertados por agências especializadas e programas de turismo dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura tendo como principais cenários a Serra do Amolar, as águas cristalinas da região do Rio Paraguai-mirim e a Estrada Parque Pantanal Sul. E com muita alegria os nossos rios acolhem a todos para a prática do Turismo de Pesca Esportiva em estruturas surpreendentes.
O governo do Municipal, através da FUNDTUR PANTANAL tem investido na promoção do destino Pantanal de Corumbá, divulgando a diversidade cultural e natural da região, cuidando da infraestrutura turística, estimulando a formulação dos empreendimentos por meio do Cadastur, fortalecendo o diálogo entre gestão pública e setor privado no Conselho Municipal de Turismo, alinhando parcerias com os órgãos oficiais de turismo estadual e nacional e buscando ações voltadas à inovação, à transformação digital, à sustentabilidade e à responsabilidade no turismo corumbaense.
Dentre as ações da atual gestão destacamos as seguintes ações estratégicas em curso desde 01 de janeiro de 2025:
1.Elaboração do Plano de Ação Municipal de Turismo 100 dias de Governo.
2.Programa Conexão Turismo: diálogo com os setores.
3.Articulação com a Azul Viagens e Implementação dos vôos dedicados para o destino e mudança dos dias e horários de vôo.
4.Diálogo com as Empresas e Instituições corresponsáveis pela manutenção e prestação de serviços nos Equipamentos público com fins turísticos.
5.Retomada da participação e atividades nas Instâncias de Governança.
6.Reativação e estruturação do Observatório de Turismo do Pantanal.
7.Estímulo a comercialização local entre as empresas de turismo e pequenas empresas e agricultura familiar.
8.Retorno as feiras e eventos e internacionais de turismo com ações inovadoras e sustentáveis.
9.Articulação de ações de promoção e comercialização nacional e internacional do destino Pantanal de Corumbá.
10.Programa Roteiros Turísticos (ART) parceria estratégica SEBRAE MS e FUNDTUR PANTANAL para o desenvolvimento do turismo local.
11.FIPEC - Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá: 06, 07 e 08 de fevereiro.2026
12.CORUMBÁ + TURISMO: Sensibilização Turística e Qualificação profissional.
Festival Gastronômico do Pantanal - De 12 de novembro a 07 de dezembro de 2025.
Conectados em todos os principais temas entre eles a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em 2025, a FUNDTUR PANTANAL esta em alinhamento e apoio para a realização da Pré COP30 que será realizada no Pantanal, no estado de Mato Grosso do Sul em Corumbá no mês de junho 2025, mais uma oportunidade única de se destacar no cenário turístico nacional e internacional.