A Secretaria Municipal de Saúde retomou a dispensação de medicamentos do Programa Hiperdia nas Unidades de Saúde. A iniciativa contempla o cadastro e o acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, garantindo acesso aos medicamentos e o monitoramento contínuo dessas condições crônicas.

 

O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira reforçou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços oferecidos à população. “Pensamos no que é melhor para a população e retomamos a dispensação dos medicamentos diretamente nas Unidades, no dia da ação do programa, o que facilita muito a rotina dos pacientes. Também avançamos na descentralização dos atendimentos de ortopedia, que agora acontecem também nas ESF Bonifácio Tiaen e Simone Flores”, destacou.

 

Ao todo, 28 tipos de medicamentos serão entregues diretamente nas unidades, uma vez por mês, no dia da ação do programa. Com isso, os pacientes não precisam se deslocar até a farmácia central, e a renovação das receitas também será feita no próprio local.

 

A secretária de Saúde, Tatiana Mattos, ressaltou a preparação das equipes para o retorno das atividades. “Realizamos uma capacitação com as enfermeiras das Unidades de Saúde para garantir que o programa seja executado com qualidade e organização, cada Unidade definirá o seu dia e horário. O Hiperdia inclui ainda consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia, além de atividades educativas e físicas que auxiliam no controle das doenças”.

 

Na ESF Bonifácio Tiaen as dispensação já começou nesta segunda “mesmo com essa mudança do clima, os pacientes compareceram para pegar sua medicação, importante lembrar de trazer a receita médica e o cartão do SUS”, reforça a enfermeira coordenadora da Unidade, Leandra Cerqueira.