A Prefeitura de Corumbá realiza entre os dias 17 e 20 de novembro a Semana da Consciência Negra, com uma programação que envolve sessões culturais, atividades formativas e apresentações artísticas. As ações são promovidas pela Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Fundação da Cultura de Corumbá.
A abertura acontece hoje, dia 17 de novembro, com a exibição do curta 'Encruzilhada de Histórias', dirigido por Thayná Cambará. O filme, lançado em 2021, tem duração de dez minutos e classificação indicativa de 14 anos. A atividade é destinada aos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e realizada na própria sede do órgão, às 14 horas.
No dia seguinte, 18, a programação prossegue na Casa do Artesão, às 09 horas, com a leitura do conto 'O menino dos Níqueis', de Lobivar Matos. A mediação é de Marcelle Saboya.
O dia 19 concentra três atividades distintas. A primeira é a intervenção artística 'Alvenaria da Palavra', inspirada no livro 'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus. A apresentação será conduzida pela Companhia Maria Mole, das 17h às 19 horas, na praça da República, em parceria com o Sesc MS.
Também no dia 19, ocorre a atividade 'Corumbá Museu a Céu Aberto', um percurso guiado entre a Casa do Artesão e o Mirante do Rio. O roteiro contará com a participação de Salim Haqzam e José Gilberto Rozisca. A concentração está marcada para as 09 horas. Os organizadores orientam o público a levar água e utilizar proteção contra o sol.
Ainda no dia 19, mas às 19 horas, o Centro de Convenções Miguel Gómez recebe a apresentação do Coral Cidade Branca, intitulada 'Vozes da Nossa História'.
O encerramento da semana temática será no dia 20, a partir das 18 horas, com evento na rua Albuquerque Roque, número 1033. A programação inclui participação do 'Grupo Urbe', ligado à Política Nacional Aldir Blanc, além de roda de samba conduzida por 'Gideão e Banda', com atividades previstas até as 22 horas.
No dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra, e a programação é em homenagem a Zumbi e Dandara dos Palmares.
A Semana da Consciência Negra integra o calendário do município e reforça ações de valorização da população negra, promoção da igualdade racial e difusão de referências culturais que compõem a identidade local.