A Prefeitura de Corumbá vai investir cerca de R$ 2 milhões para diminuir a fila de espera para cirurgias eletivas na cidade. O Projeto de Redução de Filas em Cirurgias Eletivas foi criado pelo Decreto 2.937, assinado pelo prefeito Marcelo Iunes e publicado no DIOCORUMBÁ da última sexta-feira, 17 de março.

"Vamos investir esse recurso próprio da Prefeitura para poder atender a população que precisa do SUS. Acreditamos que vamos conseguir diminuir bastante a fila de espera nesses 64 tipos de procedimentos previstos no projeto", explicou o prefeito Marcelo Iunes, lembrando que será a Central de Regulação da Prefeitura quem vai entrar em contato com os pacientes para agendar a cirurgia.

O Decreto 2.937 estabelece que é de competência da Secretaria Municipal de Saúde, através de sua estrutura, a implantação do projeto, o gerenciamento, administração e fiscalização dos serviços especializados de cirurgia, procedimentos pré e pós-operatórios, a serem oferecidos aos pacientes.

"Nós iniciamos os estudos para execução desse projeto em novembro do ano passado. É uma iniciativa inédita na região e esperamos diminuir muito essa fila de espera que existe hoje. E mesmo com esse projeto em andamento, vamos continuar buscando o Governo do Estado e a União para que mais procedimentos possam ser realizados aqui", completou o prefeito Marcelo Iunes.

A secretária municipal de Saúde, Beatriz Assad, detalhou que já está aberto o credenciamento para as instituições médicas interessadas em aderir ao Projeto de Redução de Filas em Cirurgias Eletivas. "Foi realizado um levantamento pela equipe da Secretaria de Saúde da quantidade de cirurgias cadastradas no sistema. Dessa maneira foi elaborado o Projeto solicitado pelo prefeito e custeado com recursos próprios da Prefeitura", afirmou.

"Esse projeto será acompanhado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de redução da fila de cirurgias eletivas para melhor atender a população corumbaense", finalizou Beatriz Assad.