O prefeito Marcelo Iunes abriu oficialmente o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá (FIPEC 2024) na noite desta sexta-feira, 15 de março. A primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, participou da cerimônia realizada no palco montado na Ferradura do Porto Geral.

“Nossas equipes se empenharam para realizar um Festival ainda melhor. Este ano tivemos recorde na inscrição de crianças para o Festival de Pesca Infantil, que acontece no sábado, dia 16. Novamente registramos recorde na participação de equipes para o campeonato adulto. Agradeço ao empenho de todos, é um evento que atrai a atenção para Corumbá e mostra a força e importância do nosso turismo de pesca”, disse o prefeito Marcelo Iunes.

Participando da solenidade, o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, afirmou que o FIPEC já está consolidado no município e sua realização é um importante estímulo para a economia local. “Estamos realizando a terceira edição consecutiva do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá. Com certeza, será novamente um grande sucesso. Fico feliz porque gera renda em nosso município, fomenta o nosso comércio, os restaurantes, os hotéis, gera e possibilidade de renda extra para ajudar no orçamento familiar”.

Gisele Ribeiro (21)
Abertura foi no Porto Geral

“Esse nosso Festival já deixou sua marca na cidade, mostrando que deu certo. Agradeço aos parceiros que acreditaram na credibilidade dessa iniciativa, que teve sua origem lá atrás. Agradeço ao prefeito Marcelo Iunes, que entendeu a proposta e nos incentivou a realizá-lo. Agradeço a toda equipe da Fundação do Meio Ambiente pelo empenho. Para esse ano teremos inovações, principalmente na premiação. Garanto que todos que participarem não vão se arrepender”, destacou Ana Cláudia Boabaid, diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.

Líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Allex Dellas, ressaltou que a união do Poder Público e iniciativa privada é o fator principal para o sucesso do FIPEC. ‘É com união que se faz um projeto sair do papel e se tornar realidade. Tenho certeza que o festival não teria essa grandeza, com reconhecimento internacional se não fosse essa união entre todos. Somos .exemplo de que unidos estamos propagando a importância que a pesca esportiva tem em Corumbá”.

Representando a Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (ACERT), parceira da Prefeitura na realização do FIPEC, a empresária Joice Carla Santana Marques, frisou que o Festival divulga a importante mensagem de divulgação do turismo responsável e que pensa nas gerações futuras. “Esse turismo de pesca que a gente está recebendo aqui em Corumbá, no Mato  Grosso do Sul, é para a a família. Temos crianças pescando, mulheres  pescando. Vamos fazer dessa festa um final de semana inesquecível. O nosso rio  Paraguai tem muito peixe, o peixe aqui é preservado. Em nossa cidade temos a uma campanha do pesque e solte e volte sempre”, finalizou a empresária.

A abertura oficial do FIPEC 2024, na noite desta sexta-feira, 15 de março, contou com shows de Gleici Helena e de Juliana Monteiro, uma das expoentes do cenário sul-mato-grossense. Larissa Alencar encerrou a noite de apresentações.

Programação

No sábado, dia 16, o Campeonato Infanto Juvenil começa às 7 horas na Prainha do Porto Geral. Por volta das 15 horas, no palco montado na Ferradura do Porto, serão anunciados os vencedores e, em seguida, o sorteio de diversos prêmios entre os participantes da modalidade. Só receberão os brindes os competidores presentes no momento.

Os shows começam às 19h30. A principal atração é a dupla Henrique e Diego. A noite ainda reserva as apresentações de Marinho e Rafael e Os Garotos. Uma feira com comidas, bebidas, com artesanatos locais e estande dos patrocinadores serão montados ao longo da rua Manoel Cavassa.

No domingo, dia 16, o Campeonato Adulto começa às 7h e termina às 15 horas. A Roda de Samba tem início às 13 horas, com apresentações de diversos músicos locais. Os ganhadores serão conhecidos por volta das 17 horas, no Palco Principal, onde haverá, na sequência, o sorteio dos prêmios entre os pescadores participantes.

O FIPEC é realizado pela Prefeitura de Corumbá sob coordenação da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal. Conta com o apoio do Governo do Estado e da ALS, Yamaha, Unipav, Agesa, Grupo Janjão, Gazin, J&F, 3A, Wizard, Supermercado Cidade Branca, Supermercado Mega, Moinho Real, Ala Telecon, Hotel Nacional, Zezin Gastronomia, Dolce Café, LCV, Pantagro, Capital das Redes, Mercosul, Tamanduá Bike e com o apoio cultural dos vereadores Qualhada, Allex Dellas e Elinho Júnior.