O Encontro Municipal de Encerramento do Programa Ciclo Saúde realizado na manhã desta quinta-feira, 30 de março, foi marcado pela apresentação das ações realizadas  para qualificar a atenção primária junto a comunidade corumbaense.

Todo o trabalho foi desenvolvido em parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; Fundação Vale; Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Estácio de Sá.

“Foi uma iniciativa imprescindível para retornarmos da pandemia. O projeto começou durante a pandemia e tínhamos parado os trabalhos de prevenção e promoção da saúde, que é o carro-chefe da atenção primaria. Com essa educação permanente retornamos com olhar diferenciado, nossos servidores foram treinados para o recomeço. São ações que refletem no atendimento, na qualificação do servidor para humanização que a gente tanto preza. A diferença reflete na qualidade do atendimento ao nosso paciente”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad.

Iniciado em 2021, o Ciclo Saúde promoveu a qualificação de equipes de Estratégia de Saúde da Família e o fornecimento de equipamentos que propiciaram o aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica.

Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dilene Duran, explicou como o programa foi executado em Corumbá. “Essa parceria nos permitiu realizar projetos de educação em saúde, através de planejamento e diagnóstico do território das equipes de Saúde da Família. A partir desse diagnóstico foram montados planos de educação e executados no território. Se, naquela Unidade Básica de Saúde foi detectada a necessidade de trabalhar planejamento familiar com gestante adolescente ou trabalhar hipertensão/diabetes com população específica, montou-se um plano e durante um determinado período foi monitorada sua execução”. O Encontro Municipal, no Centro de Convenções, apresentou os resultados dos 32 planos executados.

“Nosso programa foi voltado para o fortalecimento da atenção básica para o território do município de Corumbá”, destacou a assessora técnica do Ciclo Saúde, Lúcia Nicida. O objetivo do programa é o fortalecimento das ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. A secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, também participou do Encontro Municipal.

Em Corumbá, o Ciclo Saúde aconteceu em duas fases: a primeira, de março de 2021 a setembro de 2022, envolvendo 10 Unidades Básicas de Saúde, e a segunda, de junho de 2022 a março de 2023, que contemplou outras 13 UBS do município.

Números do Ciclo Saúde em Corumbá

23 Unidades Básicas de Saúde participantes