Os atores responsáveis pelo melhor carnaval do Centro Oeste brasileiro e um dos mais animados do interior do País, foram homenageados na noite de ontem, terça-feira, 14, pela Câmara Municipal de Corumbá, durante uma Sessão Solene realizada logo após a Sessão Ordinária do Poder Legislativo corumbaense.

Na oportunidade, diversas personalidades que se destacam na grandiosidade do Carnaval de Corumbá, foram agraciados com Moções de Congratulações indicadas por vereadores corumbaenses e, todas, aprovadas por unanimidade pela Casa de Leis.

Entre os homenageados estão o prefeito Marcelo Iunes e Joilson Silva da Cruz, presidente da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá, responsáveis direto pelo sucesso da Folia de Momo que movimentou a cidade em fevereiro. As homenagens partiram dos vereadores Roberto Façanha e Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada).

Os dois foram autores também do requerimento aprovado por todos da Casa de Leis, prestando homenagens a todos os servidores da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá, Sandro da Costa Assef, assessor executivo; Marcos Adilson Gonzales de Arruda, gerente de eventos e fomentos; Waldirlena Pádoa Pimenta, gerente de Fomento e Difusão Cultural, e João Batista Silva da Cruz, coordenador da Corte de Momo, pelo brilho de toda a festa.

ESPLENDOR

Na mesma sessão, por iniciativa dos vereadores Roberto Façanha, Samyr Sadeq, Elinho Junior e Allex Dellas, a Câmara prestou homenagens a empresária e jornalista Rosana Nunes, idealizadora do Prêmio Esplendor do Samba, propiciando ao público, por meio de enquete no site do jornal Diário Online, votar em qual a melhor escola de samba nas duas noites de desfile, bem como avaliação feita por profissionais da imprensa e da comissão do jornal, de 11 quesitos e a melhor escola a se apresentar na avenida General Rondon, sem nenhuma relação com o desfile oficial coordenado pela Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco).

Outra homenageada foi Josélida Maria Souza Ferri, Bloco Flor de Abacate que, dentre seus feitos, incluiu as mulheres em seus desfiles (era formado só por homens), que trouxe mais brilho para a Avenida do Samba, elevando a grandeza de um dos blocos mãos tradicionais da cidade.

CORUMBÁ DO AMANHÃ

E a folia corumbaense não é só o presente. Esse ano, por iniciativa da Prefeitura, aconteceu a estreia da Escola de Samba Mirim ‘Corumbá do Amanhã’, projeto da Prefeitura que desfilou pela passarela do samba com 650 pequenos foliões, e levantou o público presente na Passarela do Samba.

O projeto foi bastante elogiado e mereceu homenagens por parte da Câmara. Por iniciativa do vereador Genilson José, a Câmara Municipal fez ontem a entrega de Moções de Congratulações à secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, idealizadora, e ao coordenador da iniciativa, secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva (Pardal).

ECONOMIA AQUECIDA

Em seu discurso, o prefeito Marcelo Iunes agradeceu a iniciativa da Câmara em prestar homenagens às personalidades que fazem o Carnaval de Corumbá. Citou a importância da festa, lembrando que o Município busca sempre investir na folia, uma das festas populares que aquece a economia corumbaense.

Fez um rápido balanço citando que durante o Carnaval Cultural de Corumbá, foram gerados mais de dois mil empregos direto e indireto durante os cinco dias de folia, injetando cerca de R$ 31 milhões na economia local. “Carnaval é investimento, não gasto”, disse.

Destacou o grande número de turistas nas cinco noites de carnaval, cerca de 16 mil, lotando hotéis, restaurantes. “Batemos recorde. Antes ficava entre 10 e 12 mil turistas”. Destacou ainda que, no período, teve famílias que, na praça de alimentação, teve um faturamento de R$ 25 mil nas cinco noites, e que a média foi de R$ 5 mil no geral”, revelou.

Ele agradeceu toda a equipe organizadora, em especial Joilson e os demais integrantes da Fundação de Cultura; os dirigentes de escolas de samba, blocos, enfim, todos os atores que fazem com que a festa se torne cada vez mais, uma das melhores do interior brasileiro.

CARTÃO POSTAL

Samyr Sadeq, que dirigiu os trabalhos como primeiro vice-presidente da Casa de Leis, enalteceu a festa, mais uma vez, citando que o Carnaval de Corumbá é um cartão postal da cidade pantaneira, e que isto se deve justamente ao fato de ter uma equipe competente e responsável por toda a programação.

Disse que acompanha de perto “o trabalho de toda a equipe, desde a montagem até o final da festa, e que sempre tenho certeza de que o brilho será total”, citou elogiando não só os idealizadores, organizadores, mas também os trabalhadores que estão nos bastidores e que fazem o Carnaval acontecer. As informações são da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Corumbá.