Como forma de disciplinar os serviços de limpeza pública, em especial da coleta de lixo, a Prefeitura de Corumbá disponibiliza em seu site oficial – www.corumba.ms.gov.br – na página de Serviços ao Cidadão, link Limpeza Pública, os horários de coleta de lixo domiciliar em toda a área urbana, como também horário da coleta de galhos e o cronograma do serviço de coleta seletiva.

 

A disponibilização dos cronogramas faz parte de uma campanha de educação ambiental desenvolvida pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, órgão ligado à Prefeitura, como forma de conscientizar a população corumbaense, no sentido de manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente, evitando descarte inadequado do lixo.

 

As campanhas educativas são constantes. O trabalho acontece inclusive nas escolas, com às crianças que podem ser multiplicadoras de conhecimentos junto aos pais, para evitar o descarte inadequado dos resíduos. Estas ações foram reforçadas com início da coleta seletiva e intensificada com a disponibilização de horários e dias em que os serviços acontecem na cidade.

 

A Fundação explica que a família corumbaense deve ficar atenta, por exemplo, aos horários e dias em que o lixo domiciliar é coletado pelas equipes responsáveis por este programa na cidade. A coleta do lixo domiciliar acontece de segunda a sábado. Aos domingos este serviço não é disponibilizado. Mesmo assim, a Fundação tem observado que existem pessoas que colocam o lixo nas calçadas aos domingos, ficando sujeito a ações de animais que acabam esparramando, causando um visual nada agradável, além do odor.

 

Colocando o lixo em dias que a coleta não acontece e fora dos horários, o material fica sujeito também a ações de pessoas que acabam abrindo as sacolas plásticas, em busca de latas de alumínio, principalmente, esparramando o lixo pelas calçadas.

 

Para a Fundação esse é um problema sério. Corumbá é uma cidade turística e todos devem zelar para mantê-la sempre limpa. Estas ações acabam causando sujeira nas vias públicas, poluindo o visual, além de outros problemas como entupimento de bocas de lobo, em caso de chuvas, e até foco de doenças, já que atraem insetos, entre outros.

 

Outro detalhe focado pela Fundação diz respeito ao descarte de lixo em terrenos baldios. Isto é proibido e quem fizer está sujeito a penalidades, inclusive multas, isto sem contar que o proprietário do terreno também será notificado e multado, já que causa um sério problema para a saúde pública, além de danos ambientais.

 

Lixo domiciliar

 

A coleta de lixo na cidade é desenvolvida pela empresa Unipav. Para facilitar os serviços, a área urbana foi dividida em setores. No setor 1, centro, a coleta acontece de segunda a sábado, sempre no período noturno, a partir das 18h30.

 

O setor 2 é composto pelos bairros Universitário, Maria Leite, Previsul e Industrial e a coleta é de forma alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno, a partir das 06h30.

 

O setor 3 é formado pelos bairros Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha, Cristo Redentor e Centro América. A coleta também é alternadas, às segundas, quartas e sextas, no período diurno, também a partir das 06h30.

 

O setor 4 é integrado pelos bairros Aeroporto, Dom Bosco, Arthur Marinho, Generoso e Cervejaria. A coleta, de forma alternada, acontece sempre às terças, quintas e sábados, no período diurno, a partir das 06h30.

 

O setor 5 é integrado pela Popular Nova, Jardim dos Estados, Guarani, Guató e Nova Corumbá. A coleta de lixo é alternada, sempre às terças, quintas e sábados, no período diurno, a partir das 06h30.

 

A Fundação lembra ainda que a população deve ficar atenta a estes horários e procurar colocar o lixo nos locais apropriados com cerca de meia hora de antecedência, para evitar que o resíduo fique exposto por um longo período, sujeito a ações de animais e até de moradores de rua em busca de material reciclável.

 

Coleta de galhos

 

Outro serviço disponibilizado é a coleta de galhos e outros resíduos de origem vegetal. O programa é desenvolvido semanalmente na parte baixa, entre os trilhos da Rede Ferroviária até o Rio Paraguai, como também na parte alta, acima da rede até a região do Guató.

 

Entre a Rede Ferroviária e o Rio Paraguai, pelo cronograma, a região atendida sempre na primeira semana de cada mês, é a parte alta do centro, da Rua América até os trilhos. Na segunda semana a coleta acontece nos bairros Universitário e Maria Leite.

 

Na terceira semana a coleta acontece na parte baixa do centro, da América até o Rio Paraguai, atendendo também os bairros Borrowiski, Beira Rio e Cervejaria. A quarta semana atende os bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho. É bom lembrar que a coleta é exclusiva para galhos, restos de podas e outros produtos de origem vegetal.

 

Parte alta

 

Já a coleta de galhos na parte alta é executada direto pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Também é executada semanalmente e o trabalho é desenvolvido por regiões. Na região 1, integrada pelos bairros Guató, Nova Corumbá e Guarani, a coleta acontece sempre na primeira semana de cada mês.

 

Na segunda semana de cada mês a Prefeitura atende o Jardim dos Estados, a Popular Nova e o Nossa Senhora de Fátima. Na terceira semana a coleta setorizada beneficia moradores dos bairros Aeroporto e Popular Velha. Já na quarta semana de cada mês, os serviços acontecem nos bairros Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho).

 

O programa é exclusivo para coleta de material de origem vegetal, como resto de poda doméstica, plantas, gramas e outros tipos, mantendo a limpeza dos passeios públicos da área urbana da cidade.

 

Coleta Seletiva

 

Já a coleta seletiva, que acontece de porta em porta, é desenvolvida no centro da cidade às terças e sextas-feiras, no período diurno, a partir das 08 horas; nos bairros Universitário, Maria Leite, Previsul, Industrial, Popular Velha e Centro América, sempre às quintas-feiras, período diurno, a partir das 08 horas.

 

A coleta atende também quem mora no Cristo Redentor e Cravo Vermelho, às terças-feiras, período diurno, a partir das 08 horas; moradores do Nossa Senhora de Fátima, às sextas-feiras, período diurno, a partir das 8 horas.

 

Bairros Aeroporto, Dom Bosco, Arthur Marinho, Generoso, Cervejaria, Popular Nova e o Porto Geral, às quartas-feiras, período diurno, a partir das 08 horas; e também quem mora no Jardim dos Estados, Guarani, Guató e Nova Corumbá, aos sábados, período diurno, a partir das 08 horas.