Desde 2018, a fiscalização noturna da Vigilância Sanitária não tem sido realizada, o que levantou preocupações sobre a segurança alimentar e a regularização das farmácias. Com o retorno das inspeções, o objetivo principal dessas ações é garantir que os comércios cumpram as normas sanitárias e forneçam produtos seguros à população. 

A fiscalização noturna é especialmente importante porque nem todos os estabelecimentos operam durante o dia, tornando essencial a verificação do cumprimento das normas também no período noturno.

Um dos pontos fundamentais é a necessidade de farmácias informarem em suas fachadas qual unidade está de plantão, garantindo que a população tenha acesso a medicamentos a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, a vigilância também se dedica a orientar feirantes sobre boas práticas de higiene e manuseio de alimentos. "Muitos trabalhadores da feira não têm noção da importância de organizar e armazenar corretamente suas mercadorias para garantir a qualidade dos produtos oferecidos", explica um dos agentes sanitários.

Nesse primeiro momento, o foco é a orientação, sempre visando à segurança alimentar da população. A Vigilância Sanitária tem o compromisso não apenas de fiscalizar, mas também de orientar e educar os comerciantes, sejam feirantes ou donos de estabelecimentos fixos. Dessa forma, busca-se melhorar a qualidade dos produtos e garantir que a população tenha acesso a alimentos e medicamentos seguros.