Desenvolvido pela Superintendência de Previdência Social de Corumbá (FUNPREV), o projeto "Saber Viver" foi um dos destaques da 5ª edição do Prêmio Nacional de Inovação da ANEPREM (Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios), realizado nessa semana na cidade de Gravatá, Pernambuco.
Corumbá ficou na quarta colocação na categoria “Relacionamento com a Sociedade”. "O prêmio serve de estimulo para que continuemos buscando inovar na prática previdenciária, aproximando cada vez mais o FUNPREV do segurado", avaliou a superintendente de previdência da Prefeitura de Corumbá, Gabriela Winkler.
A administradora do FUNPREV também agradeceu a parceria e o empenho de todos os servidores do Fundo Municipal de Previdência, ao prefeito Marcelo Iunes e ao secretário municipal de Gestão e Planejamento, Eduardo Iunes. "Trabalhamos sempre seguindo a determinação do prefeito Marcelo Iunes, de aproximar o Poder Público da sociedade", completou Gabriela.
"Saber Viver"
O Projeto “Saber Viver” é realizado pelo Fundo de Previdência Social dos Servidores Municipais de Corumbá (FUNPREV) desde 2016, mas por conta da pandemia de COVID-19, precisou se reinventar e encontrou uma grande oportunidade de estreitar laços com os segurados e a sociedade corumbaense.
O trabalho foca no envolvimento dos segurados (ativos e aposentados) com o RPPS, além de tornar público o trabalho realizado pelos funcionários públicos durante a atividade e com isso criar um ambiente positivo nos primeiros meses de aposentadoria.
A partir da atuação da equipe psicossocial do FUNPREV, formada por uma Assistente Social e uma Psicóloga, é feito o acolhimento dos novos aposentados. Após as apresentações iniciais dos serviços prestados na unidade gestora as profissionais coletam informações tais como: locais de atuação, função exercida, próximas metas entre outros assuntos. Uma fotografia é tirada e um texto é elaborado.
O material produzido é postado no perfil oficial do FUNPREV no Facebook informando sobre a aposentadoria do segurado. Nesse momento cria-se um grande ambiente de interação entre amigos, colegas e familiares que aproveitam a plataforma para felicitar o(a) novo(a) aposentado(a) e também para relembrar bons momentos vividos durante a atividade.
A iniciativa busca, em poucas linhas, sintetizar a importância que o servidor público teve durante o período em que esteve no exercício de suas funções públicas e ser um canal para que amigos e familiares os felicitem pela nova fase. Tornou-se um local de homenagens e de muita alegria aos novos aposentados.