A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá MS em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MS) esteve realizando estratégia de Educação Permanente em Saúde com objetivo de qualificar e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde no diagnóstico e tratamento diferencial da Tuberculose.

As atividades ocorreram através da do Programa Municipal e Estadual do Controle da Tuberculose e Hanseníase, a atividade de Educação Permanente em Saúde foi realizada de 14 a 16 de Março de 2023 em nosso município, foram capacitadas 100% das equipes de Estratégia de Saúde da Família, e convidamos também os profissionais dos Presídios Feminino e Masculino, e dos hospitais da nossa cidade, como Santa Casa e Cassems.

A capacitação foi realizada pelas áreas técnicas da Secretaria Estadual e com a participação do Enf. Franz Eger, responsável pelo programa, e por Dr. Mário Sérgio Kassar, que apresentou o Diagnóstico e Manejo Clínico.

A Secretária de Saúde Beatriz Assad ressaltou a importância desse processo no nosso município, “nossos pacientes têm alta vulnerabilidade social e acreditamos que a Estratégia de Saúde da Família como tem um vínculo com a família e conhece o território é uma potente aliada para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes, bem como para identificar casos latentes, que precisam ser identificados e tratados o mais rápido possível”.

Segundo a Gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ambrósio, “o evento foi importante para ajustar e planejar novas estratégias para fortalecimento do programa de Tuberculose e Hanseníase como a possibilidade da análise laboratorial ser realizada no município, agilizando a resposta rápida para o paciente.”