A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá iniciou uma parceria com o Estabelecimento Penal Masculino do município para a produção de diversos materiais utilizados na rede pública. Entre os itens confeccionados estão as sacolas destinadas à entrega dos medicamentos do Programa Hiperdia, camisetas e serviços de pequenas manutenções nas unidades de saúde.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Mattos, a colaboração tem trazido resultados positivos. “Essa é uma importante parceria para a Saúde. Os internos estão produzindo as sacolas do Hiperdia, já realizaram a manutenção da porta da UPA e fizeram escadas de apoio para subir em maca. Temos muito a agradecer ao diretor do presídio, Ricardo Solis Baracat, e a toda a equipe da Agepen”, destacou.
A iniciativa se tornou viável após a ampliação do espaço da oficina de costura do presídio. O número de internos atuando no local dobrou, passando de quatro para oito custodiados. A expansão aumenta a oferta de atividades laborais e contribui diretamente para o processo de remição de pena — benefício previsto em lei que permite a redução de um dia de pena a cada três dias trabalhados.
A parceria reforça a reintegração social por meio do trabalho e, ao mesmo tempo, fortalece os serviços de saúde oferecidos à população corumbaense.