No próximo dia 09 de abril , um importante encontro entre profissionais da Saúde e Educação marcará um avanço significativo na abordagem do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Corumbá. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Educação, o evento será realizado no auditório do SENAC, às 18 horas, e tem como público-alvo os professores da Rede Municipal de Educação.

A iniciativa para esse encontro surgiu da percepção da necessidade de se discutir e abordar de maneira mais ampla e eficaz o TEA, conforme destaca a Coordenadora da Saúde Mental, Marci Eliane Melo. A proposta nasceu da colaboração entre os trabalhadores da saúde mental e os professores da REME, reconhecendo a importância de se promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todas as crianças, independentemente de suas necessidades específicas.

Em reunião preparatória, a Coordenadora da Educação Permanente em Saúde, enfatizou a importância de uma abordagem dinâmica e participativa. Foi sugerida a realização de uma "troca de experiências", um método mais despojado e construtivo, que permitirá aos participantes compartilhar conhecimentos e vivências sobre o TEA. Segundo Dilene Ebeling, ainda há muito a ser aprendido sobre a temática, e essa dinâmica proposta facilitará a troca de saberes entre os profissionais envolvidos.

O evento contará com a presença de palestrantes renomados na área:

Lucimeire Montenegro, Psicóloga;
Juliana Cláudia Amorim, Fonoaudióloga;
Dra. Saryane Kelen Vasconcellos, Médica da Saúde Mental.

A mediação ficará a cargo de Marci Eliane Melo, Assistente Social e coordenadora da Saúde Mental, que conduzirá as discussões e promoverá a integração entre os participantes.

O encontro no auditório do SENAC promete ser um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do trabalho em equipe. Profissionais de diferentes áreas unirão esforços para desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com o TEA no ambiente escolar e na comunidade como um todo.

O evento ocorrerá no dia 09 de abril de 2024, às 18h, e representa um passo importante na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todas as crianças, especialmente aquelas com necessidades especiais como o TEA. A participação dos professores da REME é fundamental para o sucesso dessa iniciativa e para o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente inclusiva em Corumbá.

Segundo a Secretária de Saúde, Beatriz Assad, o alinhamento entre as secretarias de Saúde e Educação de Corumbá para tratar do TEA é uma demonstração do compromisso do município em promover o bem-estar e a inclusão de todos os seus cidadãos, garantindo oportunidades iguais para o desenvolvimento e aprendizado de cada criança.