O prefeito Dr. Gabriel, acompanhou na manhã deste sábado, 12 de julho, a entrega de 600 mil doses de vacina contra o sarampo à Bolívia. A operação, articulada entre os governos brasileiro e boliviano, teve comando logístico da Prefeitura de Corumbá e foi realizada sem intercorrências.
A iniciativa partiu do Ministério da Saúde, que solicitou o suporte de Corumbá para a recepção e transferência das doses, repassadas imediatamente às autoridades bolivianas. Coube ao país vizinho o transporte até os destinos finais em seu território.
Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da cidade, Walkiria Arruda da Silva, a ação vai além da solidariedade e representa um compromisso direto com a proteção da população local. “Vivemos em uma região de intenso fluxo populacional entre os dois países. Essa mobilização não beneficia apenas os moradores do lado boliviano, mas também contribui diretamente para a proteção da população corumbaense”, afirmou.
Além do prefeito, o secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Nilson Pedroso, também acompanhou a entrega. Pelo lado boliviano, participaram Claudia Carrizales, responsável pelo Programa Ampliado de Imunização (PAI) do Ministério da Saúde e Esportes; Efraín Loza, responsável pela área de Logística e cadeia de frio; Eduardo Ariñez, encarregado de Aduanas do PAI; e Julio Falga, motorista do programa.
Corumbá já recebeu previamente suas doses e segue com o cronograma local de imunização. “Acreditamos que o caminho é o trabalho conjunto. É assim que fortalecemos nossas fronteiras e cuidamos, com responsabilidade, da saúde de todos”, afirmou Dr. Gabriel.
A entrega reforça a importância da cooperação binacional em regiões de fronteira e o papel estratégico de Corumbá nas ações integradas de saúde pública.
A ação de cooperação humanitária brasileira, em resposta a um apelo do governo da Bolívia ao governo do Brasil, foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio da Secretaria da Receita Federal, da Embaixada do Brasil em La Paz e do Consulado do Brasil em Puerto Quijarro.