Com o objetivo de ampliar o mercado para a produção da agricultura familiar de Corumbá, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Superintendência de Agricultura Familiar, promove visitas aos supermercados, atacados e atacarejos da cidade. Nos encontros, apresenta a produção dos assentamentos rurais e as condições legais e sanitárias da produção local.

O secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) ressaltou que a ação é uma iniciativa complementar aos programas que a Prefeitura já desenvolve junto aos agricultores familiares, que são o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAA Municipal) e também o programa Federal de aquisição de alimentos, ambos gerenciados pela Superintendência de Agricultura Familiar.

“Com essas visitas, visamos implementar o fornecimento da agricultura familiar para a iniciativa privada. “Trabalhamos com o intuito de abrirmos esse canal para que consigam fornecer para essas lojas, supermercados e grandes redes. Nestas visitas aproveitamos para reforçar nosso apoio aos agricultores familiares para que possam atender a essa demanda e, também, sensibilizar proprietários e gerentes das lojas que abram esse canal de comunicação com os produtores para que eles tenham essa oportunidade”, explicou o secretário Cássio Augusto da Costa Marques, que comandou uma agenda de visitas na última sexta-feira, dia 17, da qual também participaram representantes do Senar/MS e do Sindicato Rural de Corumbá.

O trabalho segue orientação do prefeito Marcelo Iunes para que sejam desenvolvidas ações com o objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas dos produtores familiares e do consumidor corumbaense.

Coordenador de Operações do Atacadista Mega, Rodrigo Alves Verati, contou que a empresa já promove a compra direta da produção de agricultores familiares de Corumbá. “Hoje, nós compramos o que o produtor tem. Compramos abóbora, tomate, milho verde, cheiro verde, alface, rúcula. O que o produtor falar que tem disponível, estamos aptos a comprar”, disse. “A política da empresa é fortalecer a produção local. Cada município que tem produção local, buscamos, ao máximo, comprar dos produtores locais e, inclusive, se tiver produção em excesso no município de Corumbá, nós podemos levar para outro”, completou informando que a empresa possui lojas em outras três cidades sul-mato-grossenses.

A compra direta do produtor familiar beneficia não apenas o mercado, mas também a cidade e o consumidor, apontou o empresário. “Fortalece e faz girar a economia local. Com o produtor tendo dinheiro, ele pode empregar. Há casos em que o produtor cria empregos e isso gera renda para o município, para o comércio geral. A principal vantagem para o consumidor é a qualidade. O produto local é colhido no dia e ele leva para casa um produto que pode durar mais tempo sem estragar”, finalizou Verati.

O produtor Walter Soares Pereira, do assentamento Taquaral, é um dos agricultores familiares de Corumbá que regularmente vende a produção para o Atacadista Mega. Na última sexta-feira, dia 17, ele entregou rúcula e cebolinha para o mercado.

Assistência Técnica e Gerencial (AteG)

Participando da agenda de visitas na semana passada – a comissão também esteve no Supermercado Chamma – o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Corumbá, detalhou como é feito o trabalho para levar a produção dos agricultores familiares dos assentamentos rurais para o comércio da cidade. Toda a ação é baseada na parceria Prefeitura, Sindicato Rural e Senar.

“Temos essa parceria da Prefeitura com o Sindicato Rural de Corumbá e Senar/MS e trabalhamos com os programas de Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Temos o ATeG Hortifruti, AteG Leite, AteG Agroindústria, AteG Prepara, AteG Piscicultura, AteG Pantanal e AteG Bovino de Corte. Com isso, os produtores são assistidos e temos o trabalho do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para poder comercializar, principalmente, derivados do leite e o pão. É uma parceria que veio crescendo eh dentro do município de Corumbá e estamos buscando cada vez mais trazer o pequeno produtor para essa assistência técnica”, esclareceu o secretário adjunto.

Luciano informou que agora em março teve início um trabalho com 60 produtores no ATeG Prepara. “Esse ATeG estuda o perfil do produtor para direcionar onde ele vai trabalhar. Se é no hortifruti, no leite, na agroindústria, no mel, na piscicultura, por exemplo”, disse a respeito da ação desenvolvida junto aos produtores do assentamento São Gabriel. “Essa grande parceria Senar, Sindicato Rural e Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Superintendência de Agricultura Familiar, está abrindo espaços para o produtor familiar produzir, ter assistência técnica e comercializar sua produção”, completou.