A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início aos estudos para a construção do Plano Municipal de Educação Antirracista de Corumbá. Os estudos observam o que estabelece o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; as diretrizes para a Educação Escolar Quilombola e o Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, por exemplo, prevê a capacitação continuada aos professores da Rede Municipal de Ensino (REME) sobre as leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 que definem as diretrizes e bases da educação nacional de inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".

A educação antirracista refere-se a uma vasta variedade de estratégias organizacionais, curriculares e pedagógicas com o objetivo de promover a igualdade racial e para eliminar formas de discriminação e opressão, tanto individual como institucional.