O prefeito Marcelo Iunes assinou nesta quinta-feira, 21 de março, termo de cooperação com a ONG ‘Mais Pantanal - GAPA’ que viabiliza a utilização da unidade Castramóvel em Corumbá. O veículo é adaptado para o serviço de esterilização de cães e gatos e conta com salas específicas para as cirurgias de castração destes animais.

“Agradeço ao GAPA pelo importante serviço que realiza em nosso município”, disse o prefeito ao destacar que o Castramóvel “facilita o acesso da população ao serviço”. Marcelo Iunes destacou o apoio do deputado estadual Márcio Fernandes por destinar R$ 100 mil para a unidade. A Prefeitura  viabilizou outros R$ 90 mil, em recursos próprios e do Fundo Especial de Saúde, para a aquisição.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanhou a agenda do prefeito. Ele ressaltou que o termo de cooperação com o GAPA traz benefícios para toda a comunidade, “promove a saúde pública, o bem-estar animal e a responsabilidade social”.

Termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Marcelo Iunes

“Posso dizer que é um dia histórico, estamos  muito felizes. A função do GAPA é essa, ajudar ações de saúde pública. O GAPA está pronto para ser parceiro da Prefeitura e da cidade. O GAPA se responsabiliza pela compra de insumos, medicação, Temos um termo de cooperação com a Prefeitura, então toda a parte de medicação para a  castração é por conta do GAPA”, disse a presidente do Mais Pantanal – GAPA, Zenilda Torres. A coordenadora de castração do GAPA, Elisângela Campos, acompanhou a reunião na sede do Paço Municipal.

A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Silva Assad, ressaltou que a cooperação com a organização não governamental permite ampliar os serviços oferecidos à população. “Já realizamos a castração de animais no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e, agora, vamos estender o atendimento ao Castramóvel”, disse.

“No sábado, dia 23 de março, vamos começar com a ação, às 08 horas da manhã, para aqueles que já cadastraram os animais. Dentro de uma dinâmica, vão receber a avaliação do nosso veterinário para ver se o animal pode passar por cirurgia”, antecipou a secretária. A ação será na Unidade de Saúde da Família ‘Enfermeira Simone Maia Pontes Flores’, localizada na rua José de Barros Maciel esquina com a rua Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Guatós, parte alta de Corumbá. O Castramóvel ficará na UBS Simone Flores por trinta dias, seguindo depois para atendimento em outro bairro.

Gerente de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde, Walkiria Arruda da Silva, explicou que há um cadastro online que deve ser feito para atendimento no Castramóvel. O cadastro ser para o Município ter conhecimento da demanda do serviço na cidade, permitindo à Secretaria de Saúde definir o cronograma de ações. “No site da Prefeitura tem o link para se cadastrar. Aí o médico veterinário, in loco, na residência da pessoa, verifica as condições do animal e se ele está apto para cirurgia. Verificou que tem condições, tem que assinar um termo de ciência para a cirurgia. Há todo um procedimento que precisa ser observado para a cirurgia”, esclareceu. A gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ambrósio, também participou do ato de assinatura do termo de cooperação.

Para realizar o cadastro online é só acessar o link: https://corumba.ms.gov.br/castramovel .