A Prefeitura de Corumbá, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, promoveu capacitação da rede de Atenção à Saúde sobre as arboviroses de relevância regional. Participaram do encontro agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros, dentistas, médicos e acadêmicos.

A capacitação de trabalhadores da saúde sobre arboviroses é fundamental para o manejo adequado dessas doenças, que representam um desafio de saúde pública no Brasil. A dengue, a Zika, chikungunya e febre amarela, são transmitidas por mosquitos e podem causar uma variedade de sintomas, desde febre e dores no corpo até complicações graves.

O profissional de saúde capacitado consegue identificar os sintomas, distinguindo-os de outras doenças com sintomas semelhantes. Isso permite um tratamento oportuno e adequado, reduzindo a ocorrência de casos graves devido ao diagnóstico tardio. O ACS realiza visitas domiciliares, orientando os moradores sobre a importância de eliminar focos do mosquito. Além disso, o ACS informa sobre os sintomas das arboviroses e a importância de procurar um serviço de saúde em caso de suspeita. Os demais profissionais que participaram do evento estão diretamente ligados à assistência à saúde dos usuários.

“Corumbá não teve óbitos por dengue em 2024, o que representa um grande avanço para nossa saúde. Porém mesmo com dados positivos, não podemos descansar enquanto saúde e é de suma importância trabalharmos juntos para evoluir ainda mais", comentou a coordenadora da VIGEP, Mariângela Capurro, que apresentou o cenário epidemiológico municipal. Na sequência Dr. Anderson Soares, médico emergencista da Rede de Urgência e Emergência, abordou o manejo clínico das arboviroses, sinais de alarme e boas práticas para toda a equipe multidisciplinar dos serviços de saúde.

Realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro em período matutino na UNICESUMAR o encontro promoveu atualização dos profissionais que compõe a rede de urgência e emergência e a rede de atenção primária do município.