A Prefeitura de Corumbá e o IBAMA-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis assinaram, na manhã de hoje, dia 23 de junho, Termo de Cooperação técnica de cedência do Parque Marina Gatass para instalação da Base da Brigada Pronto Emprego Pantanal.

Presente da inauguração, o Prefeito Marcelo Iunes salientou “para nós é extremamente importante a inauguração desta base, a Prefeitura cedeu o uso do Parque, que está em posição estratégica, facilitando o deslocamento das equipes inclusive pelo rio. Além de que a Brigada irá reviver este espaço, que será aberto ao público, aqui vão poder realizar treinamentos e ações educativas com a comunidade”.

A Presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid, destaca a relevância da inauguração “após um dos maiores incêndios do Pantanal, que aconteceu em 2020, ficou evidente a necessidade de uma base sólida e definitiva em Corumbá. Aqui vão realizar um trabalho de educação e prevenção, a inauguração marca a soma de forças e tarefas para trabalhar em conjunto no combate ao incêndio”.

A Coordenadora do Centro Nacional de Prevenção aos Incêndios Florestais do IBAMA, Fávia Saltini, frisou a relevância do envolvimento de toda a sociedade, “agradecemos a Prefeitura pela abertura, parceria e cedência do espaço físico, a presença de tantas entidades aqui mostra a importância do trabalho interinstitucional de combate ao fogo, e de preocupação com o bioma, a união de diferentes entes atuando em conjunto por um único objetivo, que é o de redução aos incêndios. Agora temos um espaço adequado para os 44 brigadistas.”

A Base é um dos elementos do Plano Nacional de manejo integrado do fogo no Bioma Pantanal. O local conta com espaço maior, adequado, facilitando qualquer deslocamento, além de uma sala de situação em parceria com a empresa 1 grau e ½, de monitoramento em tempo real através da plataforma de gestão de incêndios florestais Pantera, que também realiza a detecção automática de focos de incêndio, feitas com câmeras de alta resolução, que estão instaladas em topos de torres de comunicação, atualmente são 11 câmeras, nas regiões do Pantanal, norte, centro e sul.

Participou da cerimônia Joannice Lube Battilani, Superintendente do IBAMA/MS, representantes da PMA, Bombeiros, Polícia Federal, UFMS, IMASUL e Embrapa.

Fotos: Gisele Ribeiro