O prefeito Marcelo Iunes participou na manhã desta terça-feira, 1° de agosto, da abertura do ‘I Congresso Multidisciplinar de Educação’. A atividade reúne até sexta-feira, dia 04, todos os servidores da Rede Municipal de Ensino (REME) na discussão do tema “Teoria, prática e intercâmbio cultural na fronteira Oeste”.

Com uma programação diversificada, o Congresso visa a promoção do debate científico e compartilhamento de práticas pedagógicas na educação básica; além de refletir sobre as dinâmicas de sala de aula, desenvolvimento de com oficinas formativas e aproximação de artistas locais transfronteiriços à comunidade escolar.

“Fico bastante feliz com iniciativas como a realização desse Congresso. O investimento na Educação não é só na estrutura física, vai além, é na qualificação humana. Tenho certeza que será um evento muito proveitoso. Tudo que for conversado aqui, vai refletir lá na sala de aula, na qualidade do ensino das nossas crianças”, disse o prefeito de Corumbá. “Este congresso multidisciplinar oferece uma oportunidade única para a atualização profissional, por meio da troca de contatos, do compartilhamento de experiências e da criação de parcerias”, complementou.

Marcelo Iunes destacou que a Educação Pública de Corumbá “é referência para todo o Mato Grosso do Sul por causa do trabalho que é desenvolvido em sala de aula. São vocês, professores e professoras, que oferecem a principal ferramenta para uma transformação social efetiva e duradoura: o conhecimento. É através do conhecimento, da educação, que vamos levar nossa cidade a um futuro ainda melhor, mais fraterno, com mais oportunidades de emprego e de renda”, disse.

Participando da solenidade de abertura do ‘I Congresso Multidisciplinar de Educação’, o vereador Alex Dellas, líder do Governo, afirmou que a realização do evento “agrega valor à nossa educação”. Ele disse ainda que o Legislativo está à disposição para apoiar ações que promovam o desenvolvimento da Educação em Corumbá”.

“Quero agradecer  ao prefeito Marcelo Iunes por estar sempre conosco e apoiar as ações para qualificar a educação de Corumbá”, destacou o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu. Ele enfatizou que durante a gestão Marcelo Iunes houve ampliação de mais de mil vagas na REME e mais de 300 profissionais foram  chamados por concurso público e hoje são servidores efetivos da Rede Municipal. O retorno das aulas na REME acontece na segunda-feira, 07 de agosto.

O Congresso

O 'I Congresso Multidisciplinar de Educação' foi aberto nesta terça-feira, 1° de agosto, com a palestra magna de Renata Americano, sobre “experiência da criança na primeira infância” e Sarau Gastroliterário (realizado durante todos os dias do evento) e oficinas para os administrativos. À tarde, às 13h30, a palestra será com a mestre Aparecida Cormedi, sobre “desenho universal para a aprendizagem”. No período vespertino também haverá oficinas para os técnicos.

No dia 02 a palestra é com Alci Filho, que vai explanar sobre “a alegria de ser educador”. Ainda durante a amanhã e a tarde serão promovidas oficinas para os professores e técnicos. Alci também se apresenta no dia 3, no período da manhã. No dia 3, à tarde, quem conversa com os profissionais da educação é Rosemary Nantes Martins, com o tema “Educação Especial”. As oficinas e o Sarau Literário prosseguem durante o período.

No último dia do I Congresso Multidisciplinar de Educação da Rede Municipal de Ensino, a palestrante será Celeida Maria Costa Souza e Silva, com a abordagem “compromisso ético, social e político do Educador : sujeito e ator das políticas”, com início às 7h30. A partir das 7h30, o convidado é Alfredo Rodrigues Peña, com a temática “prevenção ao bullying e violência nas escolas fronteiriças”.

Também acompanharam a abertura do Congresso o secretário de Governo, Luiz Antônio Pardal; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; a secretária adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum; o chefe de Gabinete, Élbio Mendonça; o diretor-presidente do Procon, Vital Miguéis; o diretor-presidente da Agência Portuária, Marconi de Souza Júnior; o assessor-executivo, Josyel Medina (Big); e o vereador Elinho Júnior.