O prefeito Marcelo Iunes entregou uma unidade Castramóvel para a Secretaria Municipal de Saúde. Adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Corumbá e emenda parlamentar viabilizada pelo deputado estadual Márcio Fernandes, o veículo é adaptado para o serviço de esterilização de cães e gatos e conta com salas específicas para as cirurgias de castração destes animais. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e o secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanharam a entrega.

“Quero agradecer ao deputado estadual Márcio Fernandes pela iniciativa de nos encaminhar esse recurso, que é de suma importância para os corumbaenses e todos nós da região do Pantanal, na prevenção de doenças. O deputado nos encaminhou R$ 100 mil e viabilizamos mais R$ 90 mil, em recursos próprios e do Fundo Especial de Saúde, para a aquisição do Castramóvel”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Ao agradecer ao vereador Nelsinho Dib pela articulação da emenda, junto ao deputado estadual Márcio Fernandes, o prefeito afirmou que o Município vai “trabalhar um convênio com as cidades bolivianas de fronteira, para dentro da legalidade, desenvolvermos ações conjuntas. Precisamos estar unidos, Corumbá, Ladário e as cidades aqui da fronteira com a Bolívia”, disse Iunes.

“É um serviço necessário em Corumbá e precisamos olhar com carinho a questão da saúde animal, que está relacionada à saúde pública. Agradeço também o empenho da nossa secretária de Saúde, Beatriz Assad, e toda sua equipe pelo trabalho para consegurmos entregar mais esse equipamento à nossa população. Temos equipes e profissionais qualificados para o serviço”, ressaltou o prefeito de Corumbá.

O prefeito informou que a Prefeitura trabalha na criação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Pantanal (CREAPAN). O projeto está em fase de execução. O CREAPAN será um local especializado no tratamento de animais selvagens vítimas de acidentes, do tráfico e maus-tratos. O Município viabiliza recursos junto ao Governo do Estado.

O Centro de Reabilitação ficará na mesma área onde será construída a sede da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal. Atualmente, o Município conta com uma estrutura provisória na sede da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, o chamado CAE (Centro de Atendimento Emergencial à Fauna Silvestre), onde são atendidos apenas animais de pequeno porte.

A secretária de Saúde, Beatriz Assad, explicou que o Castramóvel vai reforçar um serviço que já existe em Corumbá pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “É uma questão essencial de saúde pública. Trabalhamos com o conceito de saúde única, que está alicerçada no tripé saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. Temos a equipe de Vigilância em Saúde do CCZ, que vai fazer todo o planejamento para uso, que será conforme a demanda. A princípio vamos começar o trabalho com gatos, que são animais de pequeno porte. Inicialmente, o Castramóvel vai para o CCZ que define o planejamento de trabalho nos bairros”.

Também acompanharam a entrega da unidade Castramóvel, realizada nesta quarta-feira, 03 de maio, no campo de futebol da escola CAIC, Mariluce Leão (adjunta de Saúde); Genilson Canavarro de Abreu (Educação); Vital Miguéis (Procon); Ana Cláudia Boabaid (Fundação de Meio Ambiente do Pantanal) e os vereadores Nelsinho Dib; Manoel Rodrigues; Alex Dellas e Samyr Qualhada.