O prefeito Dr. Gabriel recebeu, na manhã desta segunda-feira, 30 de março, uma comissão formada por representantes de povos originários, ribeirinhos e de assentamentos rurais de Corumbá. O encontro teve como objetivo discutir ações para a área da saúde pública que podem ser implantadas no município e que contemplem os moradores dessas regiões.
A comissão solicitou a adesão de Corumbá ao novo PAC da Saúde, programa que prevê o envio de verbas federais para melhorar a infraestrutura e o acesso à saúde. Os representantes também apresentaram propostas para a implantação de uma unidade básica de saúde fluvial e de uma Ambulancha do SAMU.
Como a data limite para a inclusão dos municípios brasileiros no programa federal expira nesta segunda-feira, 31 de março, o chefe do Executivo Municipal orientou que a comissão definisse um grupo que, juntamente com representantes da Prefeitura, estabelecesse os projetos para cadastro.
"Tenham a certeza de que tudo o que pudermos conquistar juntos, vamos trabalhar para alcançar. Nosso objetivo é entregar à população serviços da melhor forma possível", afirmou Dr. Gabriel.
A comissão de representantes de povos originários, ribeirinhos e de assentamentos rurais de Corumbá era formada pelos líderes guatós Dalva Ferreira e Severo Ferreira; Denir Marques (cacique da aldeia Guató da Barra do São Lourenço); Anísio Guató; Maria Pereira (professora aposentada que atuou por mais de 30 anos em assentamentos); Alex Stefani (Simted) e lideranças de associações de assentamentos rurais.