O prefeito Marcelo Iunes determinou a intensificação das ações de prevenção e combate à dengue na cidade. A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira, 07 de fevereiro, durante reunião com a secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, e com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla. Também participaram da agenda a gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ferreira Ambrósio Barbosa, e a coordenadora de Vigilância Sanitária, Kelly Celeri.

A orientação do prefeito é para a realização de um amplo trabalho conjunto, entre as secretarias de Saúde e de Infraestrutura, visando reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Vamos intensificar nossos trabalhos de combate e prevenção à dengue para reduzirmos a incidência de focos e criadouros do mosquito da dengue em Corumbá”, disse o chefe do Executivo Municipal. Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam Corumbá com média incidência para a doença.

Ficou definido que a Prefeitura vai notificar os proprietários dos terrenos baldios, orientando a limpeza da área dentro de um prazo de cinco dias. Caso o serviço não seja realizado no período estipulado, a Prefeitura, de posse de autorização legal, fará a ação e aplicará as medidas legalmente cabíveis ao dono do terreno.

“Vamos intensificar a ação referente à limpeza dos terrenos baldios. A Vigilância Sanitária já atua nesse sentido, faz a notificação do proprietário e dá cinco dias para a limpeza. Agora com essa parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vamos fazer a limpeza desses terrenos e ajuizar a ação. Mas, primeiro a Vigilância Sanitária vai notificar para que eles mesmos façam a limpeza”, explicou a secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, ao informar que essa intensificação terá início na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro.

“Já realizamos todo um trabalho de educação em saúde, com bloqueio químico, bloqueio mecânico desde novembro do ano passado. A partir de segunda-feira, essa ação será intensificada, juntamente com todas as outras que já trabalhamos. Os mutirões são bloqueios químicos ou mecânicos também. Cada vez que um caso é confirmado numa determinada quadra, nossos agentes de endemias entram com a bomba costal fazendo a dedetização daquela quadra. Também realizamos os bloqueios mecânicos em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, com caminhões e máquinas, Nossos agentes de endemias entram nas casas, com autorização dos moradores, e retiram todo o material que acumula água, lixo e a Infraestrutura recolhe”, detalhou a secretária-adjunta.

Outra medida tomada pela Prefeitura foi disponibilizar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um número de Whatsapp exclusivo para informações e denúncias relacionadas à Dengue. O canal pode ser acessado diretamente na página inicial do site da Prefeitura. É de fácil visualização, está identificado pelo símbolo do serviço de mensagem com a frase 'Denúncias da Dengue' ao lado.

Ricardo Ametlla informou que a Secretaria de Infraestrutura já formaliza "um novo contrato de roçada e limpeza dos equipamentos públicos, como rotatórias, ponto de ônibus, cemitérios, parques e trechos de rodovia para somar com a recomendação do Executivo para prevenção do combate à dengue. Também vamos apoiar as ações com caminhões e equipes nessa ação de limpeza dos terrenos baldios, bem como ajuizar as ações, após os recursos de cada munícipe”, finalizou o secretário.