A Prefeitura de Corumbá, por meio do Programa Social Povo das Águas, levará vacinação aos moradores da região do Taquari na terça e quarta-feiras, dias 02 e 03 de maio. O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, será realizado em parceria com a Marinha do Brasil, que cederá uma aeronave para o transporte da equipe. Serão disponibilizadas todas as vacinas do Calendário Vacinal para atualização dos cartões, inclusive contra a Influenza e todas contra a covid-19.

Na terça-feira, 02 de maio, o atendimento será das 07h às 11 horas na Escola Sebastião Rolon. Das 12h às 16 horas, o serviço será disponibilizado na Escola Santa Aurélia. Já na quarta-feira, dia 03, no período das 07h às 11 horas as vacinas serão oferecidas na Escola Nazaré. Das 12h às 16 horas a equipe atenderá na Casa do Sr Alexandre (Pelé) e Dona Avelina.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania através da Coordenação do Programa Social Povo das Águas, inicia com a Marinha do Brasil tratativas para que os ribeirinhos possam ter acesso à retirada de Carteira de Navegação na categoria ‘Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés’. Neste primeiro momento serão atendidos os moradores da região do Alto Pantanal. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Corumbá com o Instituto Acaia/Jatobazinho e Capitania Fluvial do Pantanal. O Município também formaliza o apoio junto a outros parceiros para ampliação da ação.

Diante do quadro de vulnerabilidade das famílias do Taquari, o Programa Povo das Águas vem suprindo as necessidades dos moradores com os atendimentos oferecidos no decorrer das ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento à pequena produção, realizadas ao longo de todo o ano.

Contudo, as viagens àquela região não são realizadas desde agosto de 2022 em razão da navegabilidade do rio. Com as intensas chuvas que caem em nossa região desde o início desse ano, há nessa região, excesso de água na calha do rio Taquari, o acesso via terrestre também foi prejudicado, devido à travessia do comboio no Porto Rolon.

As visitas ao Taquari não são nada fáceis devido a essas situações relacionadas com a Natureza que muito vem castigando aos moradores dessa região desde a década de 60, conforme apontam os estudos e início do assoreamento do rio.

Com a seca total do Rio Taquari, desde o ano 2019 a Prefeitura de Corumbá vem buscando alternativas para os atendimentos naquela região: seja por meio de parcerias com a Marinha e o Exército, em situações emergenciais ou organizando Projetos para acesso via terrestre, pela estrada da Nhecolândia.

Diante do cenário, a Prefeitura de Corumbá e o Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradora Samara Yasser Yassine Dalloul, definem as tratativas para retomada das ações do programa social naquela localidade.

A região do Rio Taquari é dividida por colônias de moradores: Colônia do Bracinho, Colônia São Domingos, Colônia do Cedro e Limãozinho, Cedrinho, Corixão, Rio Negro. São 08 (oito) dias de atendimento (aproximadamente) via terrestre. São atendidas atualmente, cerca de 220 famílias, totalizando aproximadamente 600 pessoas.

O Programa Povo das Águas

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, mantém o Programa Social Povo das Águas, que tem o objetivo de prestar atendimento às famílias residentes nas regiões ribeirinhas de Corumbá, reunindo várias secretarias, parceiros e voluntários para a prestação de serviços em diversas áreas, principalmente as da Saúde, Assistência Social, Educação, Defesa Civil, dentre outras, para superar as desigualdades de acesso a esses serviços, de forma digna e regular, em consonância com a Lei Municipal nº 2.263, de 24 de agosto de 2012.

No início das ações (ano 2010), havia um calendário gradativo de visitas, de acordo com a demanda local, nas regiões do Alto Pantanal, Baixo Pantanal e posteriormente, o Taquari. O calendário chegou a um total de 09 (nove) viagens anuais, com 03 (três) viagens para cada região.

Em 2019, a administração do prefeito Marcelo Iunes acrescentou mais uma viagem para cada região, perfazendo um total de 12 atendimentos, sendo 04 (quatro) visitas em cada local, resultando em atendimentos trimestrais.

Atualmente, participam desse programa servidores de 07 Secretarias Municipais que formam uma equipe multidisciplinar. O trabalho realizado pela equipe é feito de forma sistematizada, prevista no Calendário Anual de Ações e cronogramas de atendimentos elaborados previamente pela coordenadora do Programa, servidora Elisama de Freitas Cabalhero.