A Secretaria Municipal de Saúde esclarece à população sobre o funcionamento da Central de Regulação de Corumbá, com relação a execução do Projeto Estadual “MS Saúde, Mais Saúde Menos Fila” para procedimentos de cateterismo. O fluxo de trabalho ocorre da seguinte forma:

Pacientes são encaminhados via sistema CORE de Regulação (Estado), aguardam autorização e, após aprovação do procedimento, são informados pela Central de Regulação do Município;

Após autorização/aprovação, a Central de Regulação Municipal entra em contato com o paciente e solicita que o mesmo compareça para a entrega do processo (encaminhamento médico) e para realização da triagem administrativa.

Feita a triagem administrativa, a Central de Regulação encaminha a documentação, via malote, para o prestador de serviço e aguarda o agendamento do procedimento.

Com relação a um procedimento específico de cateterismo repercutido nessa quarta-feira nas redes sociais, a Secretaria de Saúde esclarece que a triagem administrativa e o envio do malote foi realizado em 07/11/2024. O processo foi aprovado em 14/11/2024 e agora aguarda o agendamento do procedimento no Hospital Adventista do Pênfigo.

Ou seja, a data de 14/11/2024 é referente a autorização e não a execução do procedimento. A paciente não "perdeu" o procedimento. O agendamento do cateterismo será informado pelo hospital autorizado a execução à paciente, que foi novamente orientada pela equipe da Secretaria nesta quinta-feira, e para a Central de Regulação Municipal.

Definida a data, a Central de Regulação entrará em contato com a paciente, informará a data de execução do procedimento e faz orientação do transporte até Campo Grande. Hoje a Prefeitura disponibiliza o transporte, alimentação e locomoção do paciente e acompanhante até Campo Grande.