Lançada em Corumbá nesta sexta-feira, 06 de outubro, a 13ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran/MS). Promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal Mato Groso do Sul, o Festival destina-se aos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio.

O Festival visa, por meio do teatro, como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento correto no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito, estabelecendo dessa forma o bom convívio social e ainda fomentar a produção cultural e artística no ambiente escolar, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.

Dividido em duas etapas, o Festival tem seu início com as seletivas regionais, onde todas as peças inscritas se apresentam em municípios sede e, na etapa final, em que as peças classificadas nas seletivas regionais concorrem ao prêmio do Fetran/MS.  As peças teatrais apresentadas no festival são criadas pelos próprios estudantes, o que estimula a criatividade e a expressão artística.

“O Fetran é muito importante, principalmente na promoção da cidadania e transmissão das normas de trânsito. É importante para trazer a consciência do trânsito seguro para a educação”, disse o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu. O secretário destacou que ao sensibilizar e conscientizar o público jovem sobre a importância da segurança no trânsito, o festival contribui para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável.

O inspetor da PRF, Délcio Delmar Buss, destacou que o Fetran é uma ferramenta importante para a educação para o trânsito e formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Ressaltou a importância da participação das crianças no festival: “é delas o futuro e, com certeza, estamos plantando uma sementinha na cabeça das crianças por um trânsito de paz”.

O Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito é uma realização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e conta com apoio da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.