Programado para acontecer entre os dias 1º e 4 de agosto, o I Congresso Multidisciplinar de Educação da Rede Municipal de Ensino vai envolver todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá (SEMED). A programação completa do evento, realizado pela Prefeitura com apoio da UFMS e Acaia Pantanal, foi anunciada nessa segunda-feira, 10 de julho, pela secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.

Representando o prefeito Marcelo Iunes no lançamento, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, destacou que o I Congresso deve envolver cerca de 2 mil funcionários da REME. “Vamos trabalhar vários momentos de aprendizagem, do administrativo ao professor. Teremos oficinas, dinâmicas e queremos envolver todos, principalmente para a melhora da qualidade de ensino na prática”, afirmou.

“Serão dias intensos com uma programação bastante calorosa, amorosa e, principalmente, levando uma aprendizagem mais significativa para todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino, que depois farão chegar tudo isso até os nossos alunos”, complementou o secretário municipal de Educação.

“O grande objetivo é promover o debate cientifico e o compartilhamento de práticas pedagógicas na Educação Básica. Vamos fazer isso através da reflexão sobre dinâmicas em sala de aula; promoção de um ambiente saudável e de saúde mental na REME; desenvolvimento de oficinas criativas; e com a aproximação de artistas locais e transfronteiriços à comunidade escolar”, explicou Maria do Carmo.

O Congresso começa no dia 1º de agosto, às 7h30, com a palestra magna de Renata Americano, que vai falar sobre “experiência da criança na primeira infância”. Haverá ainda o sarau Gastroliterário (que continua durante todos os dias do evento) e oficinas para os administrativos. À tarde, às 13h30, a palestra será com a mestre Aparecida Cormedi, sobre “desenho universal para a aprendizagem”. No período vespertino também haverá oficinas para os técnicos.

No dia 2 a palestra é com Alci Filho, que vai explanar sobre “a alegria de ser educador”. Ainda durante a amanhã e a tarde serão promovidas oficinas para os professores e técnicos. Alci também se apresenta no dia 3, no período da manhã. No dia 3, à tarde, quem conversa com os profissionais da educação é Rosemary Nantes Martins, com o tema “Educação Especial”. As oficinas e o Sarau Literário prosseguem durante o período.

No último dia do I Congresso Multidisciplinar de Educação da Rede Municipal de Ensino, a palestrante será Celeida Maria Costa Souza e Silva, com a abordagem “compromisso ético, social e político do Educador : sujeito e ator das políticas”, com início às 7h30. A partir das 7h30, o convidado é Alfredo Rodrigues Peña, com a temática “prevenção ao bullying e violência nas escolas fronteiriças”.

As inscrições para os servidores da SEMED podem ser feitas a partir desta quarta-feira, dia 12, a partir de um link que será disponibilizado pela Secretaria de Educação, que é a realizadora do Congresso. A Agência Municipal Portuária, a Fundação de Esportes de Corumbá e a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico também estão envolvidas na realização do evento.