Reunião com os gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) discutiu o retorno das atividades escolares na próxima segunda-feira, 18 de setembro. As aulas foram suspensas em razão da fatalidade ocorrida na Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros na terça-feira, dia 12.

Para o retorno das aulas, no dia 18, foi proposto o oferecimento de atividades lúdicas, às crianças, que promovam a interação social, como forma de estabilizar o emocional de todos. Haverá uma ação diferenciada para os alunos e profissionais de educação da escola Cássio Leite de Barros, com atividades e atendimento psicológico, na intenção de detectar alguma necessidade de acolhimento mais específico.

Ainda durante a reunião, realizada na quinta-feira, dia 14, no auditório da Escola CAIC foram feitas sugestões para realização de formações continuadas sobre o reforço nos Treinamentos de Primeiros Socorros; nos Treinamentos de Planos de Fuga e Atendimento e Treinamento Emocional.

A secretária-adjunta Municipal de Educação, professora Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, propôs que os gestores pudessem expor o que estavam sentindo ou manifestar apoio para a gestora da EM Dr. Cássio Leite de Barros. Foram várias falas confortantes e relevantes, que perpassaram desde a preocupação com a segurança de toda comunidade escolar, a sabedoria de agir de maneira coerente num momento de aflição, o olhar acalentador e o silêncio, a relevância de uma percepção sobre um olhar mais humanizado com nossas crianças, a importância da ação empática para com todos, a comunicação rápida e efetiva da equipe Semed com todos os gestores, mas a maioria das falas citou, de alguma forma, o trauma da tragédia ocorrida e o sentimento profundo de tristeza com a perda da vida do pequeno Matheus.

Várias medidas já foram tomadas pelo executivo municipal, bem como pela Semed, tendo sido realizada uma vistoria geral da estrutura física de todas as unidades escolares pela equipe de engenharia, para verificação e manutenção do que foi afetado pelo temporal.

Por fim, o secretário de Educação, professor Genilson Canavarro de Abreu, lamentou profundamente o ocorrido, pediu oração para a família e relembrou sobre a importância de um olhar mais atento nas situações da estrutura física das escolas e nas manutenções dos equipamentos (ar-condicionado e ventilador), visando sempre oferecer um local seguro e com condições de uso humano adequado.