A primeira etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 reuniu 175 crianças participando das clínicas de atletismo, tênis de mesa, judô e bocha paralímpica no sábado, 21 de maio, no complexo esportivo do Corumbaense Futebol Clube. Em Corumbá, o Festival também teve etapas em Campo Grande e Dourados.

“É um evento inclusivo em que todos, em sistema de rodízio, participam das aulas, em cada modalidade esportiva oferecida. O objeto é que todos possam conhecer e vivenciar o esporte paralímpico”, disse o coordenador técnico do Festival, Rafael Arnaldo Júnior.

Para a segunda etapa, prevista para 23 de setembro, o coordenador técnico antecipou que pode haver alteração das modalidades disponibilizadas. “Cadastramos todos os participantes e vamos ver com eles se desejam outra modalidade esportiva ou se mantemos estas”, disse Rafael. Das quatro modalidades paralímpicas oferecidas no sábado, Corumbá já trabalha judô, atletismo e bocha. O tênis de mesa paralímpico está em fase de implantação.

Diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Luciano Silva de Oliveira, explicou que o Festival promove a “inclusão e interação entre crianças e fortalece o compromisso da administração Marcelo Iunes com a inclusão e o esporte paralímpico de nossa cidade”.

O Festival

Para a edição deste ano, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) selecionou 121 núcleos para sediar o Festival. Todas as 27 unidades federativas do Brasil - 26 estados e o Distrito Federal - receberão o Festival em 2023.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, para crianças com e sem deficiência. É uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC). Conta com patrocínio do Governo Federal e Loterias da Caixa.