A escola Cássio Leite de Barros, da Rede Municipal de Ensino, recebeu kits Lego de Robótica. A instituição foi selecionada em uma ação do Instituto Positivo, em parceria com a Disney Lego Foundation, que visa proporcionar a aprendizagem de robótica a alunos de escolas públicas e prepará-los para participação em torneio anual de robótica da categoria First League.

O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, acompanhou a entrega dos materiais à escola, realizada esta semana. “É um importante incentivo para ampliação do trabalho de Robótica, que já acontece aqui na escola Cássio Leite de Barros. Ficamos felizes com a iniciativa dos professores, que fizeram a inscrição na seleção do Instituto Positivo. Esses kits permitem o preparo dos alunos para participação em competições em nível nacional”, disse.

Com a utilização dos kits de Robótica, a escola pode trabalhar o desenvolvimento dos estudantes no aprendizado científico nas disciplinas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além dos materiais gratuitos, também estão previstas formações necessárias para a aplicação do programa. Corumbá foi uma das duas cidades de Mato Grosso do Sul contempladas com os kits pelo Instituto Positivo. A outra foi Campo Grande.

“Nossa escola oferece Robótica com Lego, na Biblioteca Sesi, desde 2009. Ano passado adquirimos equipamentos, com recursos de um programa do Governo Federal, que nos permitiram a montagem de um grupo de Robótica e nossos alunos tiveram destaque na Feira do IFMS. Os kits que recebemos nos permitem ampliar o conhecimento e nosso trabalho com Robótica. Vemos o reflexo em sala de aula, traz foco, concentração e raciocínio lógico para as crianças”, afirmou Tatiane Soares de Oliveira, diretora da escola Cássio Leite de Barros.

A professora de Ciências, Denise Beatriz de Paula, que trabalha a Robótica na escola, em parceria com o professor de Matemática, Iraí Aparecido Maiolino, destacou que os kits Lego proporcionam, aos alunos o desenvolvimento do “raciocínio lógico, do trabalho em equipe, organização, resolução de problemas e conflitos e, o mais importante, aprendem brincando. Éé uma forma lúdica de aprender” finalizou.