Moradores do assentamento Taquaral receberam as ações do programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’. Os atendimentos, realizados ao longo da última semana, foram prestados na Escola Municipal Rural Polo Monte Azul. No sábado, 08 de julho, foram oferecidos exames e consultas nas especialidades urologia, ginecologia, dermatologia e oftalmologia, além de atendimento odontológico e vacinação.

A iniciativa foi uma parceria da Prefeitura de Corumbá com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Sindicato Rural de Corumbá.

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, acompanhou as ações no assentamento Taquaral. “ É um trabalho que visa atender a população da área  rural. O Município mantém uma estrutura para atender a área rural, e essa ação é uma ação de reforço. É uma soma de esforços para que ninguém fique sem sem atendimento”, disse.

“Essa parceria da Prefeitura com o Sindicato Rural de Corumbá; Famasul e Senar MS ocorre em várias áreas. Nós, da Secretaria de  Desenvolvimento Econômico e Sustentável , temos uma parceria muito grande na área da agricultura  familiar, com  assistência técnica e gerencial e para hortifrutis, agroindústria, leite e piscicultura, por exemplo. Desenvolvemos parcerias há um bom tempo com o apoio do Sindicato Rural de Corumbá”, completou o secretário.

Coordenador médico do programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’, o urologista Marcelino Ibrahim, destacou o caráter preventivo da ação. “Nosso intuito é a prevenção, esse é o nosso objetivo. a gente faz uma prevenção, faz  um diagnóstico dos possíveis cânceres e  o encaminhamento para que seja apurado, se realmente é câncer ou não, para que seja tratado. Uma vez identificado, a fazemos o  cadastro desse paciente, colocamos na nossa lista de cadastro e comunicamos a Secretaria de Saúde do município. Por sua vez, a Secretaria faz o encaminhamento via SISREG (Sistema de Regulação), que é via nacional. Pelo fato de ser possível câncer, há um pré-acordo pata que os pacientes tenham atendimento o mais rápido possível”.

“Para nós, da Secretaria de Saúde do Município é importantíssimo levar o atendimento para o mais perto possível da população, ainda mais esses atendimentos específicos. Com essa parceria da Prefeitura com o Senar MS estamos oferecendo atendimentos odontológicos, médicos e de vigilância para a população dos assentamentos”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad. A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, também acompanhou o trabalho no assentamento Taquaral.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, ressaltou que a realização das ações do programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ só é possível em razão do apoio da Prefeitura de Corumbá. “Começamos essa parceria com a Prefeitura de Corumbá em 2017. Já fizemos  várias ações da ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’, começamos no  Pantanal na fazenda Novo Horizonte e  viemos vindo para todos  as comunidades da área rural de Corumbá. Aqui no Taquaral viemos esse ano  por ser um assentamento que está perto de todos os outros e fica mais fácil atender a comunidade do campo. É uma ação que sem a Prefeitura Municipal de Corumbá, sem o Senar, o Sindicato Rural de Corumbá  não conseguiria”, disse.

Morador no assentamento Taquaral, Luiz Carlos da Silva Carvalho, afirmou que a proximidade facilita a busca por atendimento médico. “O atendimento aqui próximo da gente é muito importante. Evita que a gente tenha que se encaminhar para a cidade. Então, para nós, ter esse atendimento aqui é muito importante. Eu recomendo e todo ano que tem a gente vem”.

Saúde do Homem e da Mulher Rural

O programa ‘Saúde do Homem Rural’ tem como objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida; além de contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e Prefeituras.