Aberto oficialmente na noite dessa sexta-feira, 15 de dezembro, o Eco Pantanal Extremo 2023 reúne em Corumbá alguns dos principais atletas do Brasil nas modalidades Stand Up Paddle (SUP), Canoagem, no Tiro Esportivo, na Maratona Aquática e na Corrida de Trilha. No sábado e domingo, são várias provas que desafiam a resistência, a força e a concentração dos competidores.

“Temos aqui em nossa cidade cinco grandes eventos ao logo do ano: O Carnaval, que é um dos maiores do interior do País; o Festival Internacional de Pesca Esportiva, com mais de 300 barcos e mil crianças aqui no Rio Paraguai; o Arraial do Banho de São João, tombado nacionalmente como patrimônio cultural; o Festival América do Sul, com toda a cultura do continente reunida aqui; e o Eco Pantanal Extremo, também já consolidado no calendário nacional”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“O Eco Pantanal Extremo prova que a cidade tem um potencial turístico gigante. São em torno de 1500 atletas, muitos deles de outras cidades e estados, movimentando nossa economia neste final de semana e levando boas lembranças daqui. Isso prova que a realização de eventos deste porte são investimentos para toda a região”, complementou o chefe do Executivo municipal.

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Marcelo Araújo, também destacou a qualidade técnica dos Jogos de Aventura. “O Eco Pantanal Extremo reúne atletas de ponta, de elite, com competidores amadores, que tem como principal objetivo superar seus limites e cruzar a linha de chegada. E isso é muito bom para as duas pontas, porque permite uma troca de experiência e um aprendizado”, afirmou.

Araújo ainda agradeceu a todos os servidores e parceiros envolvidos na competição e também ao Governo do Estado, que é corealizador do evento juntamente com a Prefeitura de Corumbá. “Quero agradecer ao governador Eduardo Riedel, ao Marcelo Miranda, secretário estadual de Esportes, Cultura e Cidadania, e ao prefeito Marcelo Iunes, por ser um grande incentivador do esporte em Corumbá”, completou.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Roberto Façanha elogiou a organização do Eco Pantanal Extremo e desejou sorte aos competidores. O deputado federal Dagoberto Nogueira e o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, apontaram, em vídeo, a relevância dos Jogos de Aventura dentro do cenário estadual e nacional.