Criada pela lei complementar n° 337, de 06 de fevereiro de 2024, a Gerência de Bem Estar Animal é fundamental para a Prefeitura de Corumbá garantir a saúde pública, proteger os animais, promover a educação ambiental, melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável.

A Gerência de Bem Estar Animal tem, entre suas atribuições, a elaboração de políticas públicas voltadas para os cuidados com os animais; controle de natalidade animal; educação ambiental; guarda responsável e conscientização da população sobre a interação com os animais domésticos e silvestres.

Gerente de Bem Estar Animal, da Secretaria Municipal de Saúde, Walkiria Arruda da Silva, destacou que, por orientação do prefeito Marcelo Iunes, a Gerência “visa construir políticas públicas integrando a Saúde Única (conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental), ações que serão executadas com o apoio de vários setores”.

Walkiria lembrou que nesta quinta-feira, 14 de março, é celebrado o ‘Dia do Bem Estar Animal’, a data conscientiza sobre os direitos dos animais. Corumbá possui atualmente aproximadamente 20.000 cães e 5.000 gatos.

De acordo com a Gerência, “é importante o entendimento e conhecimento por parte dos tutores que seus pets precisam estar inseridos nos Pilares do Bem Estar,ou seja, terem água e comida compatível com tamanho dos animais, em caso de doença realizar o tratamento, ficar em espaço físico protegido de sol e chuva com espaço que ele possa se movimentar, pois o não cumprimento pode caracterizar maus tratos”.

São pilares do Bem Estar Animal: livre de fome e sede; livre de dor; livre de desconforto e livre de medo e estresse.