Corumbá recebeu duas máquinas para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti na cidade. Foram encaminhados, pela Secretaria de Estado de Saúde, dois equipamentos tipo “Nebulizador Pesado – UBV montado sobre veículo”, com 400 litros de inseticida Cielo (utilizado no tratamento espacial de ambientes externos com função específica para a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti).

A aplicação do inseticida será realizada às 04 horas da manhã e ao final da tarde. O serviço começa hoje, 05 de fevereiro, e vai até a quarta-feira, dia 07. Dois servidores da Prefeitura foram destacados para condução das viaturas do "fumacê". Outros dois técnicos foram designados pelo Governo do Estado. O reforço no combate ao Aedes acontece por solicitação do Município em razão do período de Carnaval.

“Pedimos à população que na passagem do fumacê, em frente às residências, os moradores abram as portas e janelas, porque o Aedes aegypti costuma ficar dentro das casas. Essa é uma forma de matar os mosquitos na forma alada, diminuindo a possibilidade de transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e leishmaniose”, orientou a gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ambrósio.

A Gerência de Vigilância em Saúde está intensificando o trabalho para lembrar da importância de não descuidar da saúde durante o período carnavalesco. “Estamos com um fluxo muito grande de pessoas que podem ficar doentes se não tomarem alguns cuidados. Com relação aos turistas, recomendamos o uso do repelente. Se estiverem hospedados, em alguma residência, podem ajudar os moradores a não acumular materiais a céu aberto que possam proliferar o mosquito”, completou Luciana.

Rotineiramente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove ações educativas e operacionais visando eliminar pequenos e grandes depósitos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos nas ações de combate e prevenção à doença.

Confira o cronograma das viaturas com fumacê:

Segunda - 05 de fevereiro

Guatós e Nova Corumbá

Terça - 06 de fevereiro (manhã)

Centro 1 e Centro 2

Terça - 06 de fevereiro (tarde)

Nova Corumbá e Guatós

Quarta - 07 de fevereiro (manhã)

Centro 1 e Centro 2