Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá participaram, no dia 6 de novembro, em Campo Grande, da Oficina para Implementação do Implante Subdérmico de Etonogestrel no Sistema Único de Saúde (SUS). O município foi representado por seis profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) — sendo três médicos e três enfermeiros — que atuarão como multiplicadores na Macro-Região Pantanal.
O implante subdérmico de etonogestrel é destinado a mulheres entre 14 e 49 anos e faz parte da estratégia nacional para ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração no SUS. A iniciativa busca descentralizar o serviço, permitindo que as unidades de saúde municipais possam ofertar o método de forma segura e acessível.
A secretária municipal de Saúde, Tatiana Mattos, destacou a importância da capacitação dos profissionais da Atenção Primária. “A qualificação é essencial, pois eles serão multiplicadores, para a descentralização do serviço, garantindo acesso ampliado dos métodos contraceptivos de longa duração e contribuindo para a redução das taxas de gravidez na adolescência”, afirmou.
Além da formação dos multiplicadores, serão adotadas estratégias contínuas de monitoramento e avaliação, por meio do Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS). O acompanhamento permitirá registrar o número de inserções e remoções dos implantes, assegurando o uso adequado e seguro do método contraceptivo.