Aconteceu em Goiânia, de 16 a 19 de julho, o XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que com recorde de inscrições, reuniu mais de 11 mil pessoas. Durante estes dias foi realizada a 10ª Mostra, Brasil, aqui tem SUS! Onde foram expostas 535 experiências exitosas.

Corumbá foi destaque durante o evento. A Secretaria Municipal de Saúde foi a ganhadora da Região Centro-Oeste na Oficina ImunizaSUS. Luciana Ambrósio, gerente de Vigilância em Saúde, apresentou o trabalho feito em 2021 durante a vacinação em massa contra a Covid-19, na fronteira Brasil/Bolívia.

"Levamos para o Brasil como foi realizado o trabalho da vacinação em massa. Temos inúmeras especificidades, como a fronteira, população ribeirinha e difícil acesso, e ainda uma extensão territorial muito significativa. Mas em 7 dias, graças ao trabalho de uma equipe muito comprometida, o apoio de vários entes, conseguimos executar o trabalho de vacinação em massa, em um momento tão delicado de escassez vacinal, com altas taxas de letalidade e de um movimento que colocaria em dúvida a eficácia da vacina”, afirmou.

Campo Grande também foi uma dos ganhadores, com o trabalho “Pós-pandemia – do ACS as médico, criação da escala potencial de adoecimento familiar”, feita pelo médico Tulio Tadeu Morais Dias. A presidente do COSEMS/MS e Secretária de Saúde de Vicentina, Josiane de Oliveira, destacou a participação da delegação sul-mato-grossense no congresso nacional.

“Mato Grosso do Sul participou com uma delegação de com mais de 80 pessoas, estávamos muito bem representados por trabalhos que desenvolvemos aqui, foram dias de muito aprendizado e de troca experiências. Parabéns aos vencedores e a todos os profissionais que fazem um SUS que dá certo”, concluiu. Com informações da Assessoria de Comunicação do COSEMS/MS.