A Rede Municipal de Educação de Corumbá conquistou o Selo Prata no 2º Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conforme resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa segunda-feira, 09 de fevereiro. A certificação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reconhece secretarias de educação que desenvolvem boas práticas na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização.

Dividido nas categorias bronze, prata e ouro, o selo marca a primeira participação de Corumbá entre os entes federativos certificados e reflete o conjunto de ações, rotinas pedagógicas e estratégias desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2025 nas unidades escolares da Rede Municipal.

Para a secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo. “O selo representa o esforço e as normatizações construídas por toda a Rede Municipal de Educação, envolvendo equipes administrativas, profissionais de apoio, docentes, equipe técnica e colaboradores. É uma conquista conjunta de servidores e servidoras que atuam diariamente para fortalecer a educação no município”, afirmou.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem como objetivo valorizar gestões públicas comprometidas com a alfabetização, contribuir para a redução das desigualdades educacionais e disseminar boas práticas em âmbito nacional. Estados e municípios de todo o país participaram do processo avaliativo, que considerou critérios como formação de educadores, produção de materiais didáticos complementares e a implementação de ações alinhadas ao CNCA.

Em Corumbá, a avaliação levou em conta as evidências e ações realizadas ao longo do ano letivo de 2025, além dos resultados do Indicador Criança Alfabetizada (2023–2024).

Entre as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), destaca-se a implantação do Programa Educa Reme, que preparou estudantes do 2º e do 5º ano para as avaliações em larga escala, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que compõe o IDEB, e o Saems, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em parceria com o Instituto Fefig, Instituto Ayrton Senna e Acaia pantanal a Semed também executou o Circuito 360°, que acompanhou e monitorou a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 5º ano, com foco na leitura e na escrita, contando com o apoio de 40 instrutores atuando diretamente nas salas de aula.

A Rede Municipal aderiu ainda a programas estaduais voltados à alfabetização, como o MS Alfabetiza e o Mentalidades Matemáticas, ambos direcionados ao desenvolvimento das competências leitoras e matemáticas nos anos iniciais.