A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, capacitou agentes comunitários e médicos da Atenção Primária para fortalecer a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC). Realizada em parceria com a Clínica de Diálise RenalMED, nos dias 12 e 13 de março, a ação buscou qualificar o monitoramento da saúde da população.
Coordenadora da Atenção Primária, Caroline Maciel, destacou a importância da iniciativa. “Fortalece a rede de Atenção Primária na prevenção de doenças crônicas, através da realização de atividades educativas; do monitoramento qualificado da saúde do usuário; da identificação de famílias em condição de vulnerabilidade. Permite, assim, a geração de dados concretos para embasar estudos e levantamentos epidemiológicos para identificar fatores de risco, entre outras ações que transformarão positivamente a saúde corumbaense”, disse.
O cenário da doença no Brasil é preocupante, é crescente o número de casos de Doença Renal Crônica (DRC). Essa condição representa um desafio significativo para a saúde pública, impactando a qualidade de vida de milhões de brasileiros e sobrecarregando o sistema de saúde. Doenças renais podem levar a problemas como hipertensão arterial, anemia, doenças cardíacas e ósseas. A prevenção ajuda a minimizar esses riscos e os custos de tratamento.
Atualmente, Corumbá apresenta tem 152 pacientes submetidos ao tratamento de hemodiálise, entre homens e mulheres, com idades entre 17 e 88 anos. O curso foi realizado no polo da Unicesumar Corumbá, no bairro Popular Velha.