Teve início nesta terça-feira, 17 de outubro, o curso de Libras – Nível Básico especializado em Saúde. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/ Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e Escola de Governo (EGOV). A secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, participou da aula inaugural.
Com duração de quatro meses, a qualificação reúne 26 servidores. As aulas, realizadas uma vez por semana, são ministradas pela pedagoga especialista em Libras, professora Lilia Giovana da Silva Cabrera.
“É destinado, inicialmente, aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que são os profissionais que estão no território, no campo propriamente dito junto com os pacientes. Mas, também foi aberto para alguns estagiários e alguns outros profissionais de saúde”, explicou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Dilene Ebeling Vendramini Duran.
O curso de Libras – Nível Básico trabalha proposta específica para a área de saúde. Aborda a uma comunicação assertiva com termos para compreensão da saúde do paciente, relacionado ao que está sentindo e quais suas queixas; equipamentos, e demais palavras essenciais para o atendimento. “É uma estratégia do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, de humanização, de acolhimento ao paciente, principalmente de acolhimento a pessoa com deficiência”, completou a coordenadora do NEPS.
Esta é a terceira turma, do curso de Libras, aberta pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo a primeira deste ano. Em 2022, houve a formatura de duas turmas, no nível básico. O planejamento é abrir turmas para o nível intermediário em 2024.
Com as qualificações, a Prefeitura visa a promoção e o desenvolvimento sociocultural e profissional dos recursos humanos da administração pública, garantindo a excelência aos servidores para oferecer atendimento com qualidade ainda maior à população.