O trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal de Corumbá, com ampliação do contingente de brigadistas, foi tema de uma reunião do prefeito Marcelo Iunes com a coordenadora do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do ibama (Prevfogo), Flavia Santini Leite, na manhã desta sexta-feira, 31 de março.

Marcelo Iunes afirmou que o Executivo Municipal está à disposição para apoiar a instituição, dentro de suas atribuições legais, naquilo que for possível. O prefeito ressaltou que sempre foi favorável à ampliação do efetivo do PrevFogo na região.

“Estamos fazendo um planejamento de operação no Pantanal e queremos fortalecer as ações de prevenção e combate aqui e no Estado. Corumbá é um dos municipios importantes no Pantanal e queremos atuar atuar em parceria. Queremos fortalecer este trabalho em Corumbá. Este ano [indicam as projeções], não vai ser dos mais criticos, mas temos que nos organizar com atencedência”, disse a coordenadora nacional do PrevFogo.

Flavia Leite lembrou que para 2023, o PrevFogo vai ampliar o total de brigadistas em Corumbá, que terá a portaria publicada nos próximos dias pelo Ministério do Meio Ambiente. A Brigada do PrevFogo em Corumbá será formada por 44 brigadistas e 1 supervisor. O efetivo contará também com caminhão posto de comando, auto bomba tanque florestal (que já está no município desde 2022); três viaturas UTV (usadas ​​em situações que exigem mais estabilidade e capacidade de transporte em terrenos acidentados); 1 viatura UTV com capacidade para seis componentes e carregar equipamentos; além de três embarcações; outras 5 viaturas; motobombas; sopradores e demais equipamentos para combate a incêndios florestais. Tudo ficará baseado em Corumbá.

Também participaram da reunião o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule, e a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid.