A Prefeitura de Corumbá assumiu nessa terça-feira, 22 de agosto, a administração do estádio Arthur Marinho, maior, mais antiga e principal praça esportiva da região do Pantanal. O Acordo de Cessão de Uso de Imóvel número 001/2023 foi publicado no DIOCORUMBÁ de ontem. O documento é assinado pelo prefeito Marcelo Iunes, pelo diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC), Marcelo Araújo, e pelo presidente da Liga de Esportes de Corumbá (LEC), Ronaldo Pereira Viana.

Com a medida, o Executivo municipal se compromete a fortalecer as categorias de base e o futebol feminino e amador de Corumbá. “Hoje a Prefeitura fica responsável pelo estádio durante os próximos dez anos, com manutenção e investimento em todo esse espaço”, afirmou Marcelo Iunes durante reunião realizada na noite de ontem com representantes da diretoria e dos clubes que integram a LEC.

“Precisávamos do estádio porque temos o projeto Geração Olímpica, onde oferecemos atividades esportivas no contraturno escolar para centenas de crianças, e desse trabalho sai a seleção municipal do Sub 15, 17 e Sub-19, além do futebol feminino. Só nesse ano perdemos de disputar o Sub-19, que dá vaga para a Copa São Paulo, por falta de estádio”, complementou o chefe do Executivo municipal.

O primeiro passo, detalhou o prefeito, é deixar o Arthur Marinho em condições de receber torcedores já para as competições estaduais que acontecem neste segundo semestre. “Vamos deixar o estádio em perfeitas condições de uso para receber os torcedores. Queremos investir em melhorias para que a população possa usufruir desse espaço importante e para que a própria LEC possa fazer seu campeonato aqui, que é tradicional, com mais de 50 anos”.

Ainda de acordo com o prefeito de Corumbá, a decisão também é um passo importante para viabilizar a volta do Corumbaense Futebol Clube ao futebol profissional. “O comprometimento que fizemos com a LEC é utilizar o estádio para as categorias de base, o futebol feminino e o Campeonato da LEC, mas com certeza também vai ajudar o Corumbaense Futebol Clube que uma paixão nossa. Nossa ideia é ceder o campo duas vezes por semana para o time treinar e no dia dos jogos”, detalhou Iunes.

Para o diretor-presidente da FUNEC, o Acordo de Cessão de Uso 001/2023 foi um movimento em prol do desporto municipal. “Uma cidade do porte de Corumbá, com nossa história e nossa tradição no futebol, não pode ficar sem uma praça esportiva desse porte do Arthur Marinho. Precisávamos nos unir em torno do futebol local e isso finalmente aconteceu”, destacou Marcelo Araújo.

Araújo também elogiou e agradeceu a parceria dos times e da diretoria da Liga de Esportes. “Isso vai até favorecer o próprio Campeonato da LEC, um dos mais tradicionais a antigos da região. Com esse convênio, vamos ficar responsáveis pela arbitragem e pela premiação do Amador. E com a volta do público, da torcida, a LEC pode viabilizar o ingresso e o bar, um renda para a própria entidade”, completou o diretor-presidente da FUNEC.