O prefeito Marcelo Iunes assinou nesta sexta-feira, 28 de abril, convênio com a Santa Casa de Corumbá que assegura o início do Projeto de Redução de Filas em Cirurgias Eletivas. A Prefeitura destinou R$ 1.724.401,12 (um milhão, setecentos e vinte e quatro mil, quatrocentos e um reais e doze centavos), recursos necessários para realização de 1.082 procedimentos cirúrgicos.

“São recursos próprios da Prefeitura que vamos aplicar para zerar a fila de espera por Cirurgias Eletivas aqui na cidade”, explicou o prefeito Marcelo Iunes, adiantando também que as operações devem começar em maio. “No dia 4, vamos inaugurar os 30 leitos construídos junto com o Novo Pronto Socorro. Com isso, uma ala do hospital deve ser destinada para atender essa demanda das cirurgias eletivas”, afirmou.

Participaram da assinatura do convênio a secretária municipal de Saúde, Beatriz Assad, o diretor-presidente da Junta Interventora, Milton Carlos de Melo, o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal, o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Eduardo Iunes, o diretor-clínico da Santa Casa, Eduardo Lasmar, e o diretor-técnico do hospital, Eduardo Alves.

“Temos mais de 800 pessoas na fila que serão atendidas pelo projeto. Desse total, triamos já 120 para começarmos o mais breve possível. Agora estamos aguardando o médico fazer o agendamento de todos exames e dar seguimento até o paciente passar pela cirurgia”, detalhou Beatriz Assad. Ao todo, 64 tipos de cirurgias serão realizadas com os recursos do Executivo.

Assinado pelo prefeito Marcelo Iunes em março deste ano, o Decreto 2.937 criou o Projeto de Redução de Filas em Cirurgias Eletivas e estabeleceu que é de competência da Secretaria Municipal de Saúde, a implantação, o gerenciamento, a administração e fiscalização dos serviços especializados de cirurgia, procedimentos pré e pós-operatórios, a serem oferecidos aos pacientes.

"Nós iniciamos os estudos para execução desse projeto em novembro do ano passado. É uma iniciativa inédita na região e esperamos diminuir muito essa fila de espera que existe hoje. E mesmo com esse projeto em andamento, vamos continuar buscando o Governo do Estado e a União para que mais procedimentos possam ser realizados aqui", completou o prefeito Marcelo Iunes.