O BID Pantanal vai destinar recursos para Corumbá. Num primeiro momento, serão R$ 25 milhões para ações relacionadas à implantação do aterro sanitário; construção de três escolas (nas regiões do Pantanal da Nhecolândia; Paiaguás Nabileque) e dois postos de saúde.

De acordo com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Aguilar Leite, a inclusão destes projetos seguem a orientação do prefeito Marcelo Iunes e foram trabalhados numa parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com Sindicato Rural de Corumbá, Governo do Estado; Instituto Taquari Vivo e Associação Aliança 5P.

“Esta semana tivemos uma reunião, juntamente com o Sindicato Rural de Corumbá, e estas entidades parceiras e fechamos estas ações para Corumbá, seguindo as orientações do prefeito Marcelo Iunes”, disse o secretário-adjunto Luciano Leite. Ele informou que os projetos serão oficialmente encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento na próxima semana pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Os recursos, explicou Luciano, foram viabilizados durante a visita do governador Eduardo Riedel aos Estados Unidos. Serão 200 milhões de dólares para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul haverá ações fortes na região do Rio Taquari, com recuperação de área degradada, supressão das voçorocas para evitar a ida de sedimentos ao leito d’água e seu posterior assoreamento.

Participaram da reunião Renato Roscoe (Instituto Taquari Vivo); Camilla Schweizer (diretora-presidente da Associação Aliança 5P) e Ana Paula Felício (secretária executiva Associação Aliança 5P). Também houve reuniões com as secretarias de Educação e de Saúde e Fundação do Meio Ambiente do Pantanal.