Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, a 7ª Reunião do Comitê Regional da Saúde de Corumbá, que teve como foco as atenções aplicadas na área da saúde mental, em alusão ao Setembro Amarelo. A reunião foi mediada pelo juiz da 1ª Vara Civil de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos.

Na ocasião, fizeram uso da palavra a coordenadora municipal de Saúde Mental de Corumbá, Marci Eliane de Melo Oliveira, que reportou a ocorrência de quatro suicídios (registrados nos municípios de Corumbá e Ladário em 2023, em idades variadas de 16, 26, 59 e 68 anos), o que chama a atenção para o acometimento indistinto.

Ela salientou ainda o agravamento das demandas psíquicas em adolescentes, com um registro de cerca de 15% dos atendimentos envolvendo episódios de automutilação. A coordenadora destacou alguns dos fatores de risco, como sendo a prevalência em homens, portadores de doenças incapacitantes, vítimas de eventos traumáticos na infância e para a atenção aos pacientes com histórico de tentativa de suicídio anterior. Por outro lado, assinalou como importantes o suporte familiar, a empregabilidade e a religiosidade.

Por fim, Marci Oliveira também detalhou que o atendimento dos CAPS é realizado de forma espontânea, bastando apenas comparecimento do paciente, o qual terá sua demanda acolhida e, dessa forma, será estabelecido o encaminhamento do mesmo.

Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas de Corumbá, Jaqueline Pagung, reportou o trabalho realizado junto à Secretaria Municipal de Educação no acompanhamento de adolescentes envolvidos com o uso de entorpecentes. A defensora pública Eni Maria Sezerino Diniz, que se manifestou com relação à existência de procedimento tendente à adequação do número de leitos hospitalares para atendimento às demandas de saúde mental, pontuou ainda sobre as vedações legais à realização da internação involuntária em comunidades terapêuticas.

Ainda foram tratados temas diversos relacionados ao funcionamento/efetivação da CASC (Câmara Administrativa de Solução de Conflitos do Estado de MS), implantação do CAPS III em Corumbá e no CAPS I, em Ladário, com as falas de Iasmin Lima Dias (Coordenadora de Assistência Farmacêutica de Corumbá), Natalia Romero Gonçalves Dias (Procuradora do município de Corumbá), Josiane Braga (Secretaria Municipal de Saúde de Ladário), e Rodrigo Lopes Machado (Assessor Jurídico da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá).

Fizeram-se presentes, além dos nominados, Camila Bastos Rodrigues (Gerente Administrativa e Financeira do município de Corumbá), Luciana Ambrósio (gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá), Mariana Panovitch (Procuradora do Município de Ladário), e Milton Carlos de Melo (gestor da Santa Casa).

O Comitê Regional de Saúde é um espaço de diálogo interinstitucional constituído pelo Poder Judiciário Estadual, Federal, Ministérios Públicos, OAB, Estado, municípios de Corumbá e Ladário, e cidadãos e entes públicos organizados e interessados em contribuir com a redução da judicialização da saúde.