A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Escola de Música
Descrição do Serviço
A Academia de Música Manoel Florêncio (Amanf) oferece anualmente aulas de música com foco em instrumentos de sopro e percussão.
Também há turmas de Musicalização e Coro Adulto e Infantil. O quadro de professores é qualificado e de excelência, o que leva a Banda Manoel Florêncio e os Corais Cidade Branca e Bem-Te-Vi a serem referências não apenas na cidade, mas no estado de Mato Grosso do Sul.
Quem pode utilizar
Pessoas a partir dos 07 anos de idade.
A Academia de Música Manoel Florêncio (Amanf) oferece anualmente aulas de música com foco em instrumentos de sopro e percussão. Também há turmas de Musicalização e Coro Adulto e Infantil. O quadro de professores é qualificado e de excelência, o que leva a Banda Manoel Florêncio e os Corais Cidade Branca e Bem-Te-Vi a serem referências não apenas na cidade, mas no estado de Mato Grosso do Sul.
Custos
Gratuito
Outras Informações
ACADEMIA DE MÚSICA MUNICIPAL MANOEL FLORÊNCIO
AMANF
COORDENADOR: WAGNER RIBEIRO
Com o objetivo de formar novos músicos que integrassem os quadros da Banda Municipal Manoel Florêncio, surgiu, no ano de 1963, o Curso Preliminar de Música, pelo qual passaram gerações de crianças e jovens corumbaenses, vindo a transformar-se, no ano de 2013, na Academia Municipal de Música Manoel Florêncio (AMANF), projeto sociocultural que atende anualmente cerca de 300 pessoas, a partir dos sete anos de idade, oferecendo aulas de musicalização, teoria musical, solfejo, história da música, iniciação à técnica instrumental e vocal.
Dentro da Academia, além das aulas teóricas e práticas, os conhecimentos obtidos são aplicados nos conjuntos de performance musical, como a Banda Manoel Florêncio, Coral Cidade Branca, Coro Infantil Bem-te-vi. Assim, a ‘Manoel Florêncio’ prepara e lapida os seus talentos ‘em casa’, preparando-os para serem não apenas músicos de qualidade, muitos dos quais atualmente são profissionais de excelência no meio musical, integrando Bandas e Orquestras civis e militares de norte a sul do Brasil, inclusive no exterior, mas também pessoas com sensibilidade capaz de apreciar a beleza das coisas boas da vida, mesmo nos seus momentos mais desafiadores.
CORAL MUNICIPAL CIDADE BRANCA
Maestro: ROBERTO OLIVEIRA
Fundado no ano de 2005, o Coral Municipal Cidade Branca surgiu como uma ferramenta de fomento à música vocal na cidade, consolidando-se como uma das grandes forças culturais em nossa região, apresentando-se nos mais diversos contextos e lugares, sempre encantando a plateia com seu vasto e eclético repertório, e executando peças imortais, em parceria com Bandas e Orquestras da cidade, como a Banda Municipal Manoel Florêncio e as Bandas militares da Marinha e do Exército Brasileiro.
Após quase três anos em hiato, no ano de 2021 o Cidade Branca ressurge, agora integrado à Academia Municipal de Música Manoel Florêncio, e com uma nova identidade, já como um conjunto selecionado e de alta performance, cujos integrantes, após aprovação em rigoroso processo seletivo, são contemplados com a Bolsa-Auxílio à Produção Cultural, instituída pela Lei Complementar 302/22, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, e sancionada pelo executivo.
O grupo atualmente conta com 22 cantores e um pianista acompanhador, e é dirigido pelo maestro Roberto Vinícius Vianna de Oliveira.
CORO INFANTIL BEM-TE-VI
Maestro: ROBERTO OLIVEIRA
O Coro Infantil Bem-te-vi surgiu no ano de 2013, dentro da Academia Municipal de Música Manoel Florêncio, como um laboratório de musicalização, no qual as crianças entre 07 e 12 anos aprendem a música através da vivência concreta, por meio da ludicidade, da experimentação e da descoberta.
No ano de 2019, por iniciativa das próprias crianças, o Coro recebeu a denominação de "Coro Infantil Bem-te-vi" quando um passarinho entrou na sala de aula e roubou a cena com seu canto. E assim se formou a identidade do grupo: 'roubar a cena', fazendo da música, mais do que um veículo de aprendizado e interação social, uma poderosa ferramenta aglutinadora, que agrega conhecimento e oportunidades.
O grupo, que atualmente conta com 28 integrantes, é dirigido, desde sua criação, pelo maestro Roberto Oliveira, especialista em educação musical, e pedagogia vocal, com ênfase em regência coral.
BANDA MUNICIPAL MANOEL FLORÊNCIO
Maestro: Robson de Oliveira Oros
Fundada em 10 de janeiro de 1960, a Banda Municipal de Corumbá recebeu, no ano de 1975, a denominação de ‘Banda de Música Municipal Manoel Florêncio’, em homenagem ao músico e flautista cuiabano que, após uma brilhante carreira militar, dedicou sua vida e seu talento para a formação musical da juventude corumbaense.
A atuação cultural da ‘Manoel Florêncio’ é muito apreciada em toda a região do Pantanal, executando um vasto e eclético repertório, do erudito ao popular. Suas apresentações são muito requisitadas em ocasiões especiais como cerimônias cívicas, inaugurações, encontros, eventos do mundo acadêmico e corporativo, competições esportivas e congêneres em toda a região, inclusive nas cidades fronteiriças da Bolívia. A participação da Banda em eventos externos também é muito relevante, galgando sempre as primeiras posições nos concursos de Bandas que participou, dentro e fora do Estado. Sua participação no 29º Festival Internacional de Música de Londrina-PR foi muito aplaudida e elogiada pelo público paranaense e pelos professores e regentes de várias partes do mundo, de tal forma que a ‘Manoel Florêncio’ realizou apresentações e concertos em locais icônicos daquela cidade, como a Concha Acústica e o Teatro Ouro Verde, e também foi a banda base para a formação da Banda Sinfônica do Festival que congregou músicos de todo o Brasil, em um momento ímpar de congraçamento musical e formação profissional e humana.
Um dos momentos mais esperados pelos apreciadores de boa música em nossa região é o Concerto de Santa Cecília, realizado desde 2001 pela Banda Manoel Florêncio, no mês de novembro, como forma de celebrar o dia do músico e também como tributo a Santa Cecília, patrona dos músicos. Na ocasião, o público pode conferir o resultado do ano letivo da Banda, embarcando em uma verdadeira viagem pelo mundo da música! Nas vinte e uma edições do Concerto (no ano de 2020, não houve o Concerto em razão da pandemia), a Banda proporcionou momentos inesquecíveis, como a execução de peças imortais do repertório erudito e popular, combinando a destreza instrumental com a participação de cantores renomados e corais como o Cidade Branca, Jubilosos de Sião, e o Coro Infantil Bem-te-vi, trazendo também regentes convidados.
Seus 21 integrantes, entre músicos e equipe técnica, após aprovação em rigoroso processo seletivo, são contemplados com a Bolsa-Auxílio à Produção Cultural, instituída pela Lei Complementar 302/22, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, e sancionada pelo prefeito executivo.
CANAIS DE ACESSO
-
E-mail
amanfcorumba@gmail.com
-
Horário de Funcionamento
07:30h às 11:30h e 13:30h às 17:30h