A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Auto Teste HIV
Descrição do Serviço
O autoteste é muito simples de fazer. Ele funciona da mesma forma que os testes rápidos utilizados em serviços de saúde ou em ações de promoção da saúde, com a diferença que é feito pela própria pessoa, em casa ou em qualquer lugar, no momento que preferir, sozinho ou com alguém em quem confia. O exame pode utilizar fluido oral ou sangue, a depender do tipo de teste escolhido. Basta seguir o passo a passo. Ele é intuitivo e muito fácil de interpretar.
Quem pode utilizar
Pessoas que precisam ser testadas com frequência devido à sua maior vulnerabilidade ao risco de contrair HIV:
- como os homens que fazem sexo com homens (HSH)
- a população trans
- os(as) trabalhadores(as) do sexo
- a população privada de liberdade
- pessoas usuárias de álcool e outras drogas.
Etapas de Processamento
Receber Orientação no Centro Testagem e Aconselhamento Dr "João de Brito"
Quanto tempo leva
Resultado Imediato.
Entretanto os resultados isolados do autoteste não podem ser utilizados para o diagnóstico definitivo. Se o resultado do autoteste for reagente (positivo), procure um serviço de saúde para testes complementares, conforme preconizado pela Portaria nº 29, de 17 de Dezembro de 2013, que aprova o Manual Técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV.
Documentos necessários
- Cartão do SUS
- Documento Oficial com Foto
Custos
Gratuito
Outras Informações
JANELA IMUNOLÓGICA
A janela imunológica é o período entre a infecção e a produção de anticorpos contra o HIV pelo seu organismo. O autoteste não detecta o vírus, mas sim os anticorpos, ou seja, a reação do corpo ao HIV. Geralmente, esse prazo é de 30 dias após a exposição, mas também pode variar de acordo com a produção de anticorpos anti-HIV produzidos pelo sistema de defesa do organismo e com os componentes do teste. Portanto, antes de realizar a testagem, verifique sempre a bula do teste.
Então, se você fez sexo com penetração sem uso da camisinha (feminina ou masculina), compartilhou objetos perfurocortantes, como agulhas, com parceiros ou parceiras que não sabem se têm ou não o vírus, você pode ter se exposto a uma situação de risco de infecção.
Você deve então esperar pelo menos 30 dias após a possível exposição ao vírus para fazer o autoteste. Lembre-se de, durante esse período, proteja-se com o uso de preservativos (masculino ou feminino).
CANAIS DE ACESSO
-
Horário de Funcionamento
07:00h as 11:00 e 13:00 as 17:00