A Carta de Serviços ao Usuário é um instrumento de gestão pública, que contém informações sobre os serviços públicos prestados de forma direta ou indireta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, contemplando as formas de acesso, padrões de qualidade e compromissos de atendimento aos usuários.
Acesso e Visitação a Museu (História do Pantanal)
Descrição do Serviço
O Museu da História do Pantanal - Muhpan possibilita o acesso a visitantes a um vasto acervo sobre aspectos naturais, arqueológicos, históricos, de ocupação humana e cultural da maior planície alagada do mundo.
Quem pode utilizar
Quanto tempo leva
Visitas guiadas com prévio agendamento.
Custos
Gratuito
Outras Informações
HISTÓRICO
O Museu de História do Pantanal (Muhpan) é um espaço que resgata a cultura, a história e o processo de ocupação humana de uma das regiões mais belas do Brasil — o Pantanal. Esse Museu contribui para o fortalecimento da identidade e cidadania dos homens e mulheres que vivem na região. Fruto do Programa Monumenta/BID, o Muhpan está instalado no Edifício Comercial Wanderley, Baís & Cia, uma construção histórica que tem um importante valor arquitetônico para o Estado e para o país.
O prédio, construído em 1876, se destaca pela sua arquitetura e estrutura. Os ladrilhos hidráulicos, de influência dos mosaicos bizantinos, introduzidos por imigrantes portugueses e italianos, salientam beleza, variedade de cores e desenhos, resistência e durabilidade. Outro aspecto estrutural, é a escada de ferro com desenhos exóticos, importada da Inglaterra. Seus usos e funcionalidades caminham por alojar, em tempos de outrora, um dos principais armazéns de secos e molhados do Porto Geral, a sede da 14ª agência do Banco do Brasil, instalada em Corumbá em 1916, o escritório técnico da Noroeste Brasil Comissão Mista Brasil-Bolívia, em 1930, entre outros.
O edifício foi reformado em 2006 pelo Programa Monumenta e quem o visita conhece, de perto, a história do homem que habitava a região pantaneira há oito mil anos, até a chegada do colonizador, e é composto por peças arqueológicas e demais coleções de imenso significado histórico, servindo como testemunha física da nossa cultura.
O museu envolve um espaço destinado a contar a história da ocupação territorial e atividades econômicas, perpassando pelo apogeu do porto na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX. A história natural representada pelo bioma Complexo Pantanal e suas sub-regiões que se traduzem em 10 Pantanais, dá início a essa viagem no tempo e aos lugares abarcados pelo museu.
O Muhpan abriga a Corumbella, fóssil de um animal marinho que possui cerca de 550 milhões de anos, evidenciando o início da vida multicelular nas Américas. Os petróglifos, gravações em baixo relevo cuja técnica de picoteamento em lajedos é utilizada, simbolizam determinado artefato fruto do processo de ocupação humana na região, constituindo a Arte Rupestre predominante no município de Corumbá. Os petróglifos representam as simbologias e abstrações das sociedades de tempos primordiais.
A réplica do Forte Coimbra (1775) é uma das atrações do museu com todo seu arcabouço paisagístico e histórico-político e militar da nossa localidade. Assim como as peças e objetos referentes à Estrada de Ferro Noroeste Brasil, um dos maiores empreendimentos da Primeira República, e muito mais.
Esse espaço de educação não-formal promove a Educação Patrimonial com base nas ciências humanas e naturais, memórias, oralidades e vivências. Venham se deleitar nessa imersão convidativa à história regional que o Muhpan oferece.
Sejam muito bem-vindos!
CANAIS DE ACESSO
-
E-mail
cultura.corumba@gmail.com
-
Horário de Funcionamento
Horário de funcionamento: das 8h às 14h (de segunda a sexta), após esse horário, somente com oficio (grupos e instituições também somente através de oficio)