Assim como determina o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, a Prefeitura de Corumbá iniciou a cobrança da Taxa de Coleta, Transporte, Tratamento e Destinação final de Resíduos Sólidos – TRS, conhecida como “Taxa do Lixo”, a partir de 2023, junto à fatura de água e/ou esgoto da SANESUL ou ainda em Guia Própria Retirada na Central de Atendimento ao Cidadão - CAC. A medida se baseia na Lei Federal nº 14.026/2020 que, em seu artigo 29, diz que os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada por meio de remuneração pela cobrança dos serviços.

  • OUTROS 50 MUNICÍPIOS DE MS JÁ COBRAM ESSA TAXA.

Corumbá não é a única Cidade do Estado de Mato Grosso do Sul a cobrar essa taxa. Dos 79 municípios, 50 já utilizam a conta de água, talão do IPTU ou método próprio para cobrança.

 

COMO SERÁ A COBRANÇA?

 

A TRS é um valor anual que será arrecadado de forma parcelada junto à FATURA DE ÁGUA E/OU ESGOTO da cidade, conforme convênio firmado com a SANESUL, ou ainda em Guia Própria Retirada na Central de Atendimento ao Cidadão - CAC. Entretanto, para aquelas unidades geradoras de resíduos que NÃO possuem ligação de água, a cobrança será realizada através do sistema tributário municipal, lançado junto ao IPTU de 2023.

Além disso, é discricionaridade do contribuinte o pedido de desvinculação da TRS da fatura de água, o qual será lançado em guia única para pagamento no tributário municipal. Esse pedido pode ser realizado de forma online pelo Portal de Solicitações https://app.sistematrs.com.br/solicitacao/ms/corumba, anexando os seguintes documentos:

1- Documento com foto;

2 - Última conta de água;

3 - Comprovante da inscrição imobiliária;

4 - Declaração de consentimento do proprietário do imóvel;

Há de se destacar que a SANESUL é apenas um dos meios de arrecadação da TRS, a responsabilidade do serviço e dúvidas relacionadas à TAXA, deverão ser direcionadas à Prefeitura Municipal.

 

COMO É FEITO O CÁLCULO?

 

Os valores da TRS são calculados considerando a metodologia de cálculo instituída no Art. 4º da Lei Complementar n.º 317/2022. Explicando a fórmula para aplicação e verificação dos valores:

FPresíduos =F× (CONágua)FB

O que significa cada um:

  • FPresíduos é o fator da geração de resíduos e o consumo médio de água;
  • Fé a relação entre a geração total de resíduos e consumo total de água dos últimos 12 (doze) meses, que é de 5,125311 para o exercício de 2023;
  • FB é a exponencial do efeito da relação entre o consumo médio de água e a geração de resíduos, que é de - 0,146334 para o exercício de 2023;
  • CONágua é o consumo médio de água da unidade geradora, em metros cúbicos (m³); o valor utilizado para o cálculo é o consumo médio de água que está na fatura de água do mês de referência fevereiro de 2023 (em fundo amarelo na ilustração), vencimento em março – com valor na área em destaque tracejado em vermelho na ilustração.

grafico1

Em seguida com o FPresíduos, é calculado a pontuação de resíduos sólidos por unidade gerador:

PRESÍDUOS = FPRESÍDUOS × CONágua × FF × DS × FU × PS

Onde:

  • PRESÍDUOS: Pontuação por unidade geradora de resíduos sólidos domiciliares ou a eles equiparáveis.
  • FPRESÍDUOS: Fator da geração de resíduos e o consumo médio de água, obtido na fórmula anterior;
  • CONágua: Consumo médio de água - unidade em metro cúbico (m³), o mesmo valor utilizado no cálculo anterior.
  • FF: Fator de Frequência da coleta convencional por semana.
  • DS: Fator de Disponibilidade da coleta seletiva.
  • FU: Fator da Categoria de Uso do imóvel (é utilizado os dados da Sanesul, que está em destaque em verde na imagem).
  • PS: Perfil Socioeconômico imobiliário da unidade geradora.

Faça a substituição dos valores da fórmula com o FPresíduos calculado anteriormente e os fatores da tabela a seguir.

 

grafico2

Você pode verificar cada um desses fatores no seu bairro, no mapa interativo com acesso pelo link: https://bit.ly/TRS_FATOR-FF e https://bit.ly/TRS_FATOR-DS.

 

TRS = Presíduos x 9,895562


MAIS INFORMAÇÕES

 

Dúvidas em relação a esse serviço podem ser esclarecidas na Prefeitura Municipal.

Esse pedido pode ser realizado abaixo: