LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – 2024

O Orçamento Participativo visa o estimulo da participação popular na definição de politicas governamentais e trazer transparência e incidência da população na gestão pública.

Em 2022 iniciamos um novo Plano Plurianual – PPA, que tem vigência até 2025, dentro deste PPA a administração municipal consolidou o Plano de Governo da gestão Marcelo Iunes em quatro grandes áreas, que são os nossos Programas (Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento da Infraestrutura e Desenvolvimento da Gestão).

Na composição do PPA, além do Plano de Governo, foram ouvidas as demandas da população por meio de nossas ouvidorias, redes sociais, requisição dos vereadores, formulário on-line de consulta pública e outras demandas trazidas pela própria população por meio do protocolo ou interlocuções diretas com nossos agentes governamentais. Essas demandas foram planejadas para serem executadas ao longo destes 04 quatro anos, mas novas demandas e novas prioridades podem surgir neste período e por isso o orçamento é composto de peças flexíveis, que podem ser alteradas conforme a necessidade.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Finanças e Orçamento, por meio da Superintendência de Planejamento e Orçamento esta disponibilizando um formulário online onde os munícipes podem sugerir melhorias para seus bairros/comunidades. Essas sugestões são levadas a cada setor competente, com a finalidade de verificar a existência de projetos ou ações que atenda a sugestão ou a possibilidade de inclusão em projetos e ações futuras dentro da capacidade financeira do município.

Além do formulário online, o município realiza Audiências Publicas que são comunicadas previamente o local e data de realização a fim de captar demandas da população, e ainda disponibiliza outras canais como ouvidorias e redes sociais.

Participe e ajude a Prefeitura Municipal a aplicar de forma mais transparente e eficiente os recursos públicos.

 


 

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – 2023

Você participou e Contribuiu para a elaboração do Projeto da Lei Orçamentária de 2023.

Confira abaixo quais foram as sugestões apontadas:

 

 

PLANO PLURIANUAL – 2022/2025 (ENCERRADO)

O Plano Plurianual (PPA) consiste em um plano com diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento das ações do Município de Corumbá. Esse plano é elaborado a cada 4 anos, e aprovado pela Câmara Mucipal. Nele constam as ações públicas a serem realizadas nos próximos anos em todas as áreas de atuação do Município, tendo vigência de 4 anos e expressando a visão estratégica da gestão pública Municipal.

O PPA é sempre elaborado ao longo do primeiro ano de mandato, no presente caso, em 2021, para começar a vigorar em 2022. Depois que o PPA é aprovado pelo Poder Legislativo do Município, o Poder Executivo elabora, a cada ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), onde são definidos os valores que serão gastos em cada ação.

Visando estimular a participação popular na definição das diretrizes, objetivos e metas das políticas governamentais, e trazer transparência e incidência da população na gestão pública, a Secretaria Municipal de Finanças e Gestão disponibiliza este formulário, até o dia 30 de Junho de 2021, visando proporcionar uma ferramenta para participação da população na Lei do Plano Plurianual – 2022/2025.

Acesse o link abaixo e deixe sua sugestão de serviços, obras ou melhorias para os próximos 04 (quatro) anos, ajudando assim, o MUNICÍPIO DE CORUMBÁ nas decisões de onde investir os recursos públicos.

 

 
O período de coleta de sugestões foi encerrado no dia 30 de junho de 2021. Obrigado a você que participou e já esta contribuindo para fazer a nossa Corumbá, justa, transparente e humanizada. Confira abaixo as sugestões deixadas, logo traremos as definições da possibilidade de atender as demandas.
 
 
 

 

LEI ORÇAMENTPARIA ANUAL – 2021 (ENCERRADO)

O Orçamento Participativo visa o estimulo da participação popular na definição de politicas governamentais e trazer transparência e incidência da população na gestão pública.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, por meio da Superintendência de Planejamento e Orçamento disponibiliza anualmente um formulário online onde os munícipes podem sugerir melhorias para seus bairros/comunidades. Essas sugestões são levadas a cada setor competente com a finalidade de verificar a existência de projetos ou ações que atenda a sugestão ou a possibilidade de inclusão em projetos e ações futuras dentro da capacidade financeira do município.

Além do formulário online, o município realiza Audiências Publicas que são comunicadas previamente o local e data de realização a fim de captar demandas da população e ainda disponibiliza outras canais como ouvidorias e redes sociais.

Participe e ajude a Prefeitura Municipal a aplicar de forma mais transparente e eficiente os recursos públicos.

Respostas das Unidades Orçamentárias do Município de Corumbá, de acordo com as sugestões apresentadas pelos munícipes.

Eixos: